Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 20/1/2023 - sexta-feira

Lula mostrou como se pratica
democracia, afirma Cabeça em live

Foi um momento de muita alegria. Assim resumiu nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dia 18, quarta, em Brasília. Lula se reuniu com as Centrais Sindicais e centenas de dirigentes. Cabeça representou nossa categoria no evento.

“Após seis anos sem diálogo com o movimento sindical, da parte de Temer e de Bolsonaro, o atual presidente da República mostrou como se pratica a democracia, com a participação popular”, afirma Cabeça, em live do Sindicato, exibida dia 19.

Confira trechos de sua fala:

Encontro -
Foi um movimento louvável e de muita alegria. Na ocasião, todos os presidentes de Centrais Sindicais falaram de forma democrática.

GT - Foi criado um Grupo de Trabalho pra dialogar com o governo por meio do ministro de Trabalho, Luiz Marinho. O grupo vai discutir a valorização do salário mínimo e outros assuntos. Hoje mesmo, dia 19, os integrantes realizaram a primeira reunião.

Pressão -
O presidente Lula reforçou que o movimento sindical deve pautar o governo e pressionar. Isso é o que ele precisa pra convencer o Congresso Nacional que é importante negociar com o sindicalismo. 

Pauta - É extensa: valorização do salário mínimo, geração de emprego, redução do imposto de renda nos salários, qualificação profissional, apoio à agricultura familiar, inclusão dos trabalhadores de empresas de APP, discussão de representação do Sistema S e a valorização da Convenção Coletiva para os setores público e privado. A pauta tende a melhorar a relação do povo com o governo. 

Destruição - Andamos nos corredores do Palácio e tem muita coisa quebrada pela ação dos vândalos, dia 8. Ainda não conseguiram reformar tudo o que foi danificado. O Palácio está totalmente destruído, vidros quebrados, banheiros sem vasos sanitários. Os funcionários estão se esforçando pra resgatar o patrimônio público. Serão gastos milhões de Reais.

Salário mínimo - É difícil um governo, com 15 dias, ter a solução e anunciar um aumento no mínimo. É preciso fazer ajuste dentro do orçamento fiscal. Lula deixou aberta possível revisão dos gastos do governo pra ver se sobra gordura pro salário mínimo ainda neste ano.

Negociação - O Presidente quer decidir tudo com negociações junto ao Congresso e Senado. Ele está preocupado em discutir os assuntos com os deputados e senadores, mas construindo com a classe trabalhadora. Serão feitos esforços conjuntos pra aumentar o salário mínimo. Mas tenho a expectativa que até o dia 1º de Maio isso ocorra.

Imposto de renda - Lula quer apresentar, ainda neste ano, a revisão da tabela do imposto de renda. É promessa de campanha. A isenção seria pra quem ganha até R$ 5 mil.

Trabalho - Destaco, com a devida importância, a recriação do Ministério do Trabalho, que foi destruído pelo governo anterior. Isso vai inibir os abusos de exploração no campo e na cidade. O Ministério foi criado por Getúlio Vargas exatamente pra mediar conflitos.

Reforma - Ainda no primeiro semestre, Lula quer fazer uma Reforma Tributária, taxar mais os ricos e diminuir a carga tributária do pobre. Assim, ele poderá cumprir a promessa de projetos sociais.

60 anos - Levei o convite da festa dos 60 anos do nosso Sindicato; entreguei pro Ministro do trabalho, Luiz Marinho, e o da Previdência, Carlos Lupi. Também deixei convite com a assessoria do Presidente Lula.

MAIS - Assista à live na íntegra.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email