Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 24/1/2023 - terça-feira

Boletim Agende divulga uso
de energia solar no Sindicato

O informativo número 1 deste ano da Agende (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos) destaca a opção de nosso Sindicato pelo uso de energia solar (Fotovoltaica). A matéria também menciona a visão avançada do presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) ao dotar as instalações sindicais de energia limpa, zero poluição.

A matéria no boletim foi escrita pelo professor Devanildo Damião, especializado em Gestão e Inovação Tecnológica. Ele assessora a Agende e se empenha em viabilizar o Parque Tecnológico de Guarulhos - o de Sorocaba Devanildo ajudou a viabilizar. Devanildo é professor Universitário e Pesquisador Associado da USP.

O professor considera que a utilização de fontes energéticas limpas (como a solar e a eólica) reforçam o conceito de desenvolvimento sustentável. Esse tema tem sido debatido em Davos e nos principais fóruns internacionais onde se reúnem os cientistas e dirigentes dos países mais desenvolvidos.

Indústria - Atualmente, as placas de energia fotovoltaicas e também os inversores são importados. Mas nada impede que o Brasil passe a produzir tais equipamentos. Alguns insumos, para a instalação dos sistemas, já são produzidos por indústrias metalúrgicas, mas ainda em pequena escala. Para Devanildo Damião, “a expansão do uso desse tipo de energia pode também ser fonte geradora de empregos, estimulando uma ampla cadeia produtiva”.

Agende - Essa Agência existe há 23 anos. Um dos seus projetos básicos é o Parque Tecnológico de Guarulhos. O Estado cedeu o terreno (com quase 10 alqueires, em Cumbica), mas no atual governo municipal o projeto está congelado.

Nosso Sindicato sempre apoiou a ideia do Parque. Cabeça diz: “Seria um impulso forte à indústria, estimulando a inovação e o uso de tecnologias limpas. Um pecado que não tenha andado pra frente”.

MAIS -
Clique aqui e leia o texto integral no boletim da Agende.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email