no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site


Programa dos Metalúrgicos de Guarulhos
beneficia mais de 16 mil desempregados


Em quatro anos de existência,
o Programa de Apoio Psicoprofissional do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos beneficiou mais de 16 mil desempregados.

"Muitos conseguiram emprego ou abriram o próprio negócio depois de participar do Programa. Esse trabalho devolve a auto-estima ao desempregado. O Sindicato tem orgulho em ajudar quem tanto necessita de apoio", afirma o presidente José Pereira dos Santos.

O Programa de Apoio Psicoprofissional, criado em 2002, é organizado por ciclos. Cada ciclo é composto por palestras, oficinas, cursos e atividades de motivação.

Coordenado por especialistas e acompanhado, com carinho, pela diretoria do Sindicato, o programa tem como objetivo viabilizar um espaço de acolhimento a partir de reflexões críticas que promovam o auto-conhecimento, a identificação de habilidades, o acesso a informações sobre trabalho e desemprego no mundo globalizado e minimize o sofrimento emocional.

Mas não fica por ai. Através do Centro de Solidariedade do Trabalhador, o Sindicato encaminha os beneficiados a vagas de emprego. Além disso, durante todo o ano são oferecidas bolsas de estudos 100% gratuitas para cursos de qualificação a dezenas participantes do programa.

Apoio a desempregados tem dado certo e vai prosseguir

Com a globalização, o desemprego cresceu e virou um problema permanente, obrigando o movimento sindical a enfrentar mais um desafio.
Em Guarulhos, desde 2002, dedicamos esforços e recursos em prol dos desempregados, e já beneficiamos16 mil pessoas.
Esse trabalho, denominado Programa de Apoio Psicoprofissional, é coordenado por especialistas e acompanhado, com carinho, pela diretoria do Sindicato.
Tem dado muito certo. E quem diz isso são os próprios participantes do Programa, por meio de questionário onde apontam alto grau de satisfação.
Dados da coordenação indicam que cerca de 60% das pessoas que passam pelo Programa acabam conseguindo vaga no mercado de trabalho. O que é um índice excelente de aproveitamento.
A diretoria do Sindicato, gestão União e Ação, se orgulha do apoio dado aos desempregados.
O sindicalismo-cidadão está cumprindo seu papel, levando informação, motivação, solidariedade e dignidade a quem realmente precisa de amparo.
O Brasil precisa mudar, garantindo na prática ao nosso povo o direito ao trabalho, à renda e ao progresso.
Em Guarulhos, procuramos fazer a nossa parte. A experiência vitoriosa do Programa de Apoio Psicoprofissional nos encoraja a seguir em frente.

José Pereira dos Santos
presidente do Sindicato dos Metalúrgicos
de Guarulhos e Região

Conheça quem coordena o curso

“É um programa pioneiro que prioriza a reestrutura psicológica. Através do auto-conhecimento o indivíduo reconhece suas habilidades e pode buscar um trabalho onde se sinta mais criativo e atuante na transformação da sociedade”, afirma a coordenadora do Programa de Apoio Psicoprofissional, Rosy Rodrigues, psicóloga e advogada trabalhista.


"O programa é uma demonstração de que quando há união e decisão política é possível oferecer perspectivas reais para aqueles que precisam. Muitos conseguem emprego logo após o curso. É gratificante esse resultado na prática. Por isso, tenho muito orgulho de fazer parte desse programa faz as pessoas andarem de cabeça erguida", destaca a psicóloga Solange Mônica, que g
erencia o programa.

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos, SP.
CEP 07013-110. Telefone/fax (11) 2463.5300.

  Nipotech