Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Diretoria "Metalúrgicos em Ação" 2021 - 2025

DIRETORIA EFETIVA


Josinaldo José de Barros (Cabeça) - Presidente

É metalúrgico desde 1987. Foi funcionário da Maxion (ex-Borlem) de 1993 até 2017. Atualmente é funcionário da Rod Car. Sempre participou das lutas sindicais e cidadãs. Foi um dos líderes da famosa “Greve Andorinha”, em 1995, quando a então Borlem parou por cinco dias. Na época, Cabeça era vice-presidente da Cipa. Sua atuação na fábrica, fez com que os colegas o vissem como um líder na luta pelos direitos e por segurança no trabalho. Em 2001 entrou para diretoria do Sindicato como suplente. De 2005 a 2009 foi 1º secretário. Em 2009 assumiu a vice-presidência. Cabeça também é membro da diretoria executiva do Dieese, onde já ocupou a presidência, e também atuou na Agência de Desenvolvimento de Guarulhos - Agende. Cabeça é dirigente da Força Sindical nacional.


Ricardo Pereira de Oliveira - Vice-presidente

Funcionário da WEG por nove anos, sempre participou das lutas sindicais na empresa. Fez parte de várias comissões internas (negociação de PLR, melhoramentos internos e segurança do trabalho) e pertenceu à brigada de incêndio por muitos anos. Por suas ações voltadas ao bem-estar dos colegas do chão de fábrica, em 2009 foi convidado para integrar a chapa “União e Ação” como delegado junto à Federação. Atualmente é funcionário da GVS/VGN. Ricardo também coordena a subsede do Sindicato em Mairiporã/Terra Preta.

 


José Carlos Santos Oliveira (Chorão) - Secretário-geral

 

Trabalhou durante 14 anos na MTP, onde também atuou como cipeiro e participante da Comissão de Fábrica. É metalúrgico há 20 anos, desde sempre como sócio do nosso Sindicato. Hoje é funcionário da ARL (Nova Bonsucesso). Integrou a chapa “União e Ação” por três mandatos. Sempre lutou por melhorias para os trabalhadores e por sua atuação destacada na base, foi convidado para ser o secretário-geral na chapa “Metalúrgicos em Ação” (2021-2025).

 


Roseli do Carmo Lima - 1ª Secretária

 

Natural de Guarulhos, esta mulher batalhadora é funcionária da Marília desde 2004. Em 1998 ingressou no setor metalúrgico, como funcionária da VDO. Na Marília, onde está até hoje, começou como montadora. Foi cipeira, fez parte da Sipat e integrante da comissão de fábrica. Por sua atuação na empresa, foi chamada a fazer parte da diretoria do Sindicato em 2009, como suplente. Atualmente é coordenadora do Departamento Feminino da entidade. Também atua no Conselho do Trabalho da prefeitura de Guarulhos. Roseli é a primeira metalúrgica a fazer parte da diretoria executiva do Sindicato, como 1ª secretária.

 


Pedro Pereira da Silva (Zóião) - 2º Secretário

 

Zóião, como é conhecido, ganhou destaque na Umicore, onde é funcionário, participando das lutas pelos direitos dos trabalhadores. Foi vice-presidente da Cipa por duas vezes e participou de maneira expressiva da primeira comissão de PLR formada na empresa. Em 2000, Zoião começou a fazer parte da diretoria como diretor suplente. Na gestão 2005-2009, exerceu a função de 1º tesoureiro. Em 2013 atuou como 2º secretário. Em 2017 assumiu a secretaria-geral da entidade. Em 2021 volta exercer a função de 2º secretário.


José Pereira dos Santos - Tesoureiro-geral

 

José Pereira dos Santos teve seu primeiro contato com o setor metalúrgico aos 23 anos, trabalhando na área de segurança no grupo Microlite. Posteriormente, ingressou na atividade como controlador de qualidade. Atuante e ligado às lutas salariais e por melhores condições de trabalho, chegou à direção do Sindicato em 1987, aos 27 anos, como diretor suplente. Por sua atuação, sobretudo nas questões de saúde e segurança, Pereira foi eleito diretor efetivo em 1990, ocupando a vice-presidência. Entre 1993 e 1997, ocupou a secretaria-geral da entidade. No final de 2000, quando o então presidente Francisco Cardoso Filho (Chicão) se elegeu vereador, Pereira assumiu o cargo. Foi reeleito em 2001, 2005, 2009, 2013 e 2017. Atualmente, é vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos de SP, preside a CSPLP (Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa) e dirigente nacional da Força Sindical.


Elenildo Queiroz Santos (Nildo) - 1º Tesoureiro

 

Considerado pelos companheiros de trabalho na Bardella como líder nato, em 1997 iniciou um protesto dentro da empresa incentivando os outros funcionários a reivindicar seus direitos. Neste mesmo ano, foi convidado a integrar a diretoria do Sindicato. Entrou como suplente. Na gestão 2001-2005, assumiu como diretor de patrimônio. Nas gestões 2009 e 2013, foi do Conselho Fiscal. Em 2017 atuou como delegado junto à Federação. Nildo coordena o Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador (DSST-Cipa). Também é vice-presidente do DIESAT - Departamento Intersindical Estudos Pesquisas de Saúde e Ambiente de Trabalho e membro do Conselho de Saúde do município de Guarulhos.

 


SUPLENTES DA DIRETORIA


Célio Ferreira Malta - Diretor suplente

 

É funcionário da Grazzimetal. Metalúrgico desde os 15 anos, iniciou sua trajetória sindical participando de cursos de Cipa e seminários para ativistas realizados pelo Sindicato. O espírito de liderança, junto com os conhecimentos adquiridos no convívio sindical, levou ao convite para fazer parte da diretoria como suplente. Em 2001, foi eleito secretário-geral; em 2005, assumiu a vice-presidência. Na gestão 2009 fez parte da diretoria executiva como 2º secretário. Em 2013 assumiu a secretaria-geral e em 2017 atuou como 2º secretário.

 


Daniel Rafael Galdino - Diretor suplente

 

Daniel trabalha na Modine (Bonsucesso) desde 2008. Começou como ajudante-geral e tornou-se operador de máquina até chegar a operador de linha. Em 2018, virou líder de produção e em seguida, coordenador de produção. É formado em administração de empresas pela Faculdade Eniac. Em 2020 foi convidado a participar da diretoria "Metalúrgicos em Ação". Ele tem por objetivo integrar os trabalhadores mais jovens, assim como ele, na unidade sindical.


Josete Machado Filho (Pepe) - Diretor suplente

 

Pepe sempre teve grande influência entre os funcionários da SMRC (ex-Visteon), empresa onde é funcionário há 36 anos. Por isso, foi indicado pelos colegas de trabalho a integrar a chapa “União e Ação”. De 2001 a 2013, atuou no conselho fiscal. Em 2013 fez parte da diretoria executiva, no cargo de 1º tesoureiro. Pepe tem presença de destaque em todas as manifestações trabalhistas em que o Sindicato participa em defesa dos direitos dos metalúrgicos.

 

Antonio Francisco da Silva (Fala Mansa) - Diretor suplente

Trabalha há 20 anos na Dyna, onde desenvolve amplo trabalho em prol da conquista de benefícios e garantia de segurança no trabalho para os empregados. Foi brigadista, instrutor de ginástica laboral, participou de atividades esportivas na empresa e fez parte da reunião da SA 8000 (que recebe e orienta reclamação dos funcionários). Por sua dedicação em favor dos companheiros, foi convidado para integrar a chapa eleita em 2009, onde ocupou o cargo de diretor suplente até 2017. Em 2017 passou para diretoria efetiva, no cargo de tesoureiro-geral.

 

 Alex Lima - Diretor suplente

Sempre preocupado com os direitos de seus companheiros da U-Shin, (ex-Valeo) foi convidado a integrar a chapa eleita em fevereiro de 2009. A qualquer problema, ele sempre foi o primeiro a buscar solução, quer dentro da fábrica ou diretamente no Sindicato. Alex atuou como monitor de ginástica laboral. Sua dedicação ganhou destaque e, desde então, representa não só seus companheiros da empresa, mas toda a categoria metalúrgica. Na diretoria atuou de 2009 a 2013 como suplente de diretoria, em 2013 passou a executiva como 1º tesoureiro e, em 2017, foi eleito 1º secretário. Alex também presidiu o Instituto Cultural Meu Futuro.

 

Jaciel Barbosa dos Santos (Jassa) - Diretor suplente

Jaciel tem 36 anos. Ele tem formação técnica em administração de empresa (ETEC – Centro Paula Souza). É sócio do nosso Sindicato desde 2004. Jassa, como é chamado pelos companheiros, é funcionário da Cummins (Cumbica). Tem vasta experiência na função de Delegado Sindical, onde foi eleito por quatro vezes. Além de continuar na luta pela defesa dos trabalhadores, tem um lema de vida: “Que as ações confirmem as palavras”.

 

José João da Silva (Jau) - Diretor suplente

 

Mesmo antes de trabalhar na Tecfil, onde é funcionário desde 1997, Jau já fazia parte do movimento sindical. Como delegado sindical, em 1994 e 1995; e cipeiro, de 1998 a 2001. Sempre demonstrou ser um grande aliado do Sindicato, auxiliando e conscientizando os companheiros sobre seus direitos. Por conta disso, surgiu o convite para compor a chapa na eleição de 2001. No primeiro mandato, como diretor suplente. Na gestão anterior, ocupava o cargo de 1º tesoureiro. Nesta gestão ocupa a suplência de diretoria.

CONSELHO FISCAL

Daniel Hermínio Estevam - Conselho Fiscal

 

Em 1996, foi indicado pelos companheiros da empresa onde é funcionário, a Flexform, para compor a chapa “União e Ação”. Na empresa, desde 1980, foi cipeiro oito vezes e eleito delegado sindical por dois mandatos. Em 1997, ocupou a diretoria do Sindicato como diretor do Conselho Fiscal. Em 2001, foi para executiva como 1º tesoureiro. De2005 a 2017 atuou no conselho fiscal como suplente e conselheiro.

Raquel de Jesus - Conselho Fiscal

Baiana de Monte Santo, Raquel está há 12 anos em seu primeiro emprego: é operadora de máquinas na Bristol. Com participação ativa em todas as ações em sua empresa, e sempre em defesa dos companheiros, Raquel foi convidada a integrar a chapa "União e Ação" em 2017 como diretora suplente.

José Pedro da Silva (Carioca) - Conselho Fiscal

 

Há mais de 25 anos trabalhando como metalúrgico, Carioca foi chamado a integrar a diretoria “União e Ação” por sua presença marcante nas lutas em prol da categoria. Foi dele a iniciativa de reivindicar um refeitório para os trabalhadores na Joalmi. Integrou a brigada de incêndio, participou de cursos de primeiros socorros, além de ser um incentivador das atividades esportivas. Em 2008, ganhou o título do Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos como técnico da equipe da empresa.

CONSELHO FISCAL - SUPLENTE


Márcia de Aquino Lima - Suplente do Conselho Fiscal

 

Esta paulistana é metalúrgica há 17 anos. Márcia trabalhou por nove anos na NVJ, empresa que encerrou atividades, e há oito anos é auxiliar técnica na Continental. Em seu primeiro mandato como diretora do Sindicato, Márcia tem o objetivo de "ajudar o trabalhador e dar o melhor de mim para que direitos sejam mantidos e outros conquistados".

Adriano Alves de Oliveira (Madeira) - Suplente do Conselho Fiscal (in memoriam)

 

Natural do município de Araripe (CE), em 21 de fevereiro de 1967, Adriano veio para Guarulhos em julho de 1986. Foi morar na Vila Barros, onde reside até hoje. É casado e tem um filho. Deixou toda a família no Ceará (pai, mãe, e os três irmãos). Começou a trabalhar em uma padaria na Vila Fátima. Em pouco mais de um mês, entrou na metalúrgica Vogue. Em 1988 foi contratado pela Rio Negro (atual Soluções Usiminas), onde permanece até hoje como conferente. Madeira foi convidado para compor a Chapa 1 em 2013 como suplente do Conselho Fiscal.

 Daniel Araújo Fernandes - Suplente do Conselho Fiscal

Daniel iniciou sua via metalúrgica em 1991, onde cursou Ajustagem Mecânica no Liceu de Artes e Ofícios de Itaquaquecetuba, conveniado com o SENAI de Suzano. Lá também cursou mecânica geral, ferramentaria, manutenção de cilindros e operador de empilhadeira. Trabalhou nas metalúrgicas Antenas Thevear, Rosita Brinquedos, Metal Gás e atualmente é funcionário da Tower (Arujá). Nesta empresa entrou como ajudante geral, em 2001, e tornou-se ferramenteiro, função que desempenha até hoje. Foi o candidato mais votado das eleições de Cipa em 2018. Seu currículo, extenso e qualificado, o levou a ser convidado pra compor a diretoria do nosso Sindicato.

DELEGADOS À FEDERAÇÃO – EFETIVOS


Eduardo Apóstolo Santos Oliveira (Tieta)

 

Tem forte ligação com o Sindicato, participando das atividades ora como diretor, ora como assessor. Na gestão anterior, foi responsável pela administração da Colônia de Férias em Caraguatatuba. Seu trabalho rendeu elogios, principalmente por parte dos associados. Em sua gestão, foram feitas várias reformas nas instalações. O atendimento recebeu elogios. Tieta nasceu em Conceição do Coité (BA) e veio para São Paulo em 86, com 18 anos. Chegou e foi trabalhar na Jofre, como prensista. Trabalhou por 25 anos na Zito Pereira.


José Barros da Silva Neto

 

Barros sempre fez questão de participar das lutas em defesa dos direitos do trabalhador, destacando-se na Yamaha, onde trabalha desde 1.999. Foi vice-presidente da Cipa por duas vezes, integrou comissões de negociação da PLR, fez parte da equipe de esportes e chegou à diretoria do grêmio da empresa. Convidado para fazer parte da chapa vitoriosa em 2001, foi eleito suplente da diretoria no primeiro mandato. É um dos diretores responsáveis pelo Departamento de Esportes do Sindicato. Na atual diretoria, ocupa o cargo de 1º secretário.

 

DELEGADOS À FEDERAÇÃO – SUPLENTES

 

Lucas Ricardo Barros

Natural do Rio de Janeiro, Lucas Ricardo tem 23 anos e é o diretor mais jovem do nosso Sindicato. Em abril de 2015, entrou na Mahle (Arujá) por meio do projeto social “Aprendiz Formare”. No dia 12 de junho de 2016, foi efetivado como operador de produção, onde atua até hoje. Atualmente cursa o 9º semestre de Engenharia Mecânica. Sócio desde 2019, começou o contato com o mundo sindical compondo a Comissão de Fábrica nas negociações de PLR da empresa.

 Robson Amadeu de Andrade

Natural de Guarulhos, Robson Amadeu de Andrade tem 36 anos. Iniciou sua vida como metalúrgico no ano de 2006, em São Paulo, quando se associou ao Sindicato local. Sua primeira empresa em Guarulhos foi a Flexform (Cumbica), em 2011. Depois de lá, trabalhou na Metalquality (Presidente Dutra) até chegar a Aço Tubo, onde está até hoje, como operador de ponte rolante. Foi cipeiro, participante de Comissão de Fábrica e recebeu o convite do presidente Cabeça para integrar a Chapa Metalúrgicos em Ação.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email