Visualização da Newsletter

Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 340 • 11/10/2017

Conhecer e defender nossa Constituição!

Dia 5 de outubro, a Constituição brasileira completou 29 anos. Faço parte da geração que reivindicou a Assembleia Nacional Constituinte e depois se mobilizou para que a futura Carta se tornasse a viga mestra de um regime democrático e de um Estado de Direito avançado e protetor da sociedade.

Apesar das mudanças periódicas e dos remendos de ocasião, nossa Constituição conseguiu manter sua estrutura e preservar seu compromisso com a justiça social.

Esse espírito está manifestado logo no Artigo 1º: “A República Federativa do Brasil constitui-se em Estado de Direito Democrático e tem como fundamentos: 1) A soberania; 2) A Cidadania: 3) A dignidade da pessoa humana; 4) Os valores do trabalho e da livre iniciativa; 5) O pluralismo político”.

Pouco mais adiante, o Artigo 7º (dentro do Capítulo II - Dos Direitos Sociais) dedica 34 Incisos aos “direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social”. Neste artigo estão as principais conquistas que o retorno da democracia legou a todo brasileiro que vive do trabalho.

Numa época de predominância neoliberal, devemos destacar a importância das leis e o valor do trabalho. Num momento de ataques aos direitos trabalhistas (como acontece agora, devido à reforma de Temer), temos de deixar claro que a eventual ausência de lei não trará a livre negociação entre as partes. Ao contrário. Num ambiente de vazio jurídico, o forte vai se impor ao fraco.

No Brasil, a educação é muito falha. A educação política, então, é uma tragédia. As pessoas, na maioria, não se ligam à política e quando tratam do tema mostram uma opinião muito agressiva sobre o assunto, exatamente porque confundem os atuais políticos com a própria política. O que é um erro. Essa opinião crítica deveria servir de estímulo para a elevação do padrão político nacional e da exigência quanto à moralidade dos nossos representantes. No ano que vem teremos eleições. Eu pergunto: quem de nós está discutindo a sério essa questão?

E por que é boa a Constituição-Cidadã de 1988? É boa porque o Brasil se mobilizou. As entidades da sociedade se engajaram nas discussões. Os partidos tiveram de mostrar ao eleitor a sua plataforma política e quais os compromissos ante a democracia. Ou seja, houve participação social e pressão popular. Foi isso que produziu boas leis e uma Constituição que nos orgulha.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos de Guarulhos
e Região
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 11 de outubro



Siga o Sindicato
no Facebook
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos

VISITE NOSSO SITE
Nosso site é ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário.
Acesse:
www.metalurgico.org.br

Leia o Blog do
presidente Pereira

Espaço para o debate, o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe: pereirametalurgico.blogspot.com
Festa da Criança alegra e agrega
família metalúrgica. Clube lotou!


Mais de cinco mil pessoas, entre sócios e dependentes, participaram do evento

Mais uma vez, foi sucesso a Festa da Criança promovida pelo Sindicato. Domingo, dia 8, mais de cinco mil sócios e dependentes lotaram o Clube de Campo (Parque Primavera) para uma tarde de lazer, diversão e alegria.

Todos os filhos de sócios, com idade até 12 anos, ganharam presentes. A novidade foram brinquedos eletrônicos, como máquina de dança e autorama. O Sindicato sorteou bicicletas, bolas, skates e jogos.

Nosso presidente José Pereira dos Santos afirma: "A diretoria se empenhou pra não deixar as crianças sem a festa”. Nossos diretores se revezaram ao microfone. Além de saudar a presença da família metalúrgica, eles chamaram atenção para a importância dos direitos e conquistas. “Tirar direitos dos pais hoje significa piorar o futuro dos filhos amanhã", disse nosso vice Josinaldo José de Barros (Cabeça).

Convenção - O presidente Pereira pediu o empenho de todos na campanha salarial e na luta pela preservação das conquistas de nossa Convenção Coletiva.

METAL

Assembleias reforçam Campanha Salarial na base



Cabeça e Roseli em mobilização na Marília

O Sindicato realiza assembleias da Campanha Salarial em toda base. Os diretores destacam reivindicações como aumento real e manutenção dos direitos da Convenção Coletiva, que correm risco com a reforma trabalhista.

Dia 6 - Foram mobilizados os companheiros da Marília (Macedo). Eles votaram por uma campanha salarial participativa. A diretora Roseli Lima, que é funcionária da empresa, critica: "A reforma trabalhista de Temer ataca mais de 100 direitos da CLT e pode desmontar a Convenção Coletiva".

Pauta - O Sindicato protocolou documento estipulando prazo de cinco dias para a Marília responder sobre a pauta de reivindicações, na qual os funcionários pedem melhoria na cesta básica e aumento na PLR.

METAL

Negociação garante PLR de R$ 2.205,00 na Luxalum



Cabeça, Evandro e Pepe na Luxalum

Realizamos novas assembleias de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados). Mobilizamos na Luxalum e Tecdony, ambas no Itapegica, e na Projinox (Pimentas). Na Luxalum, benefício será de R$ 2.205,00 para os 60 funcionários. Pagamento será em outubro e até janeiro próximo.

Na Tecdony, a PLR sobe 8%. Será paga em outubro e até abril. Na Projinox, os cerca de 80 metalúrgicos vão receber o benefício em outubro e março.

METAL

Sindicato participa do movimento Outubro Rosa



Todos no Sindicato participam da campanha

Diretoria e funcionários do Sindicato aderiram ao movimento "Outubro Rosa", lançado terça (10) em nossa sede. O movimento, criado na década de 1990, estimula a participação da população na prevenção e controle do câncer de mama. A campanha compartilha informações sobre a doença, conscientiza e propicia maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

Cuide da sua saúde. Previna-se, sempre!

METAL

Sede e subsedes fecham no feriado prolongado



Pesqueiro abre de quarta a domingo

Em razão do feriado prolongado da quinta (12), atendimento na sede e subsedes de Arujá e Mairiporã (Terra Preta) fechou às 18 horas de quarta (11) e reabre segunda (16), das 8h30 às 18 horas.

Já o Clube de Campo (Parque Primavera) funciona sexta, sábado e domingo, das 8 horas às 17h30. Pesqueiro abre de quarta a domingo, das 8 às 17h30.


METAL

SER SINDICALIZADO É UM ATO DE CONSCIÊNCIA!


O Sindicato é a organização coletiva da categoria metalúrgica. Enquanto órgão coletivo, quanto maior a participação da base mais forças o Sindicato terá.

Fique sócio e participe. Sindicalismo forte é país mais justo, é democracia mais sólida, é classe trabalhadora com maior poder de compra.

Procure a sede ou as subsedes. Ou preencha a ficha no site do Sindicato – www.metalurgico.org.br

METAL

Lei contra uso do amianto completa 10 anos



Diretor Nildo em ato na Assembleia

O Sindicato participou segunda (9) de ato na Assembleia Legislativa em comemoração aos 10 anos da Lei que proíbe o amianto no Estado de São Paulo. Nosso diretor Elenildo Queiroz Santos, que responde pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador no Sindicato e preside o Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho), esteve no evento.

A lei é de autoria do deputado Marcos Martins (PT-Osasco). Nildo diz: "O amianto é altamente prejudicial à saúde, é cancerígeno. Não podemos permitir que seja usado livremente. Vamos lutar pra que esta Lei passe a vigorar em todo o País".

METAL

Campeonato de Futebol teve 19 gols em quatro jogos



Peixe goleou a Tecfil Matriz por 6 a 0

O 24º Campeonato de Futebol Metalúrgico seguiu no final de semana com quatro jogos. Foram marcados 19 gols. E teve goleadas também: 6 a 0 da Julio Simões sobre a Phaynel e dos Amigos do Peixe sobre a Tecfil Matriz.

Nas duas outras partidas no Clube de Campo, a Projinox venceu a Modine por 3 a 2 e a Dyna ganhou da Steel-Rol por 2 a 0. Neste final de semana, devido ao feriado prolongado, não haverá jogos. A próxima rodada, terceira da primeira fase, será divulgada na segunda (16).

METAL

Sorteio para nossa Colônia de Caraguá será dia 10


Continuam abertas as inscrições para o sorteio das vagas de Natal e Ano Novo na Colônia de Férias, em Caraguatatuba. Interessados podem se inscrever até 31 de outubro, em nossa sede, de segunda a sexta, das 8h30 às 18 horas. Vagas serão sorteadas em 10 de novembro, às 18 horas, no Sindicato (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos).

Sorteio - Obrigatória a presença do sócio no sorteio. Também necessário apresentar a carteirinha de sócio, com pagamento em dia.

Informações - No Sindicato. Telefone 24635343.