Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 440 • 17/10/2019

Viva o professor!

Viva quem semeia o saber!Ontem, 15 de outubro, foi o Dia do Professor. A data, instituída ainda no reinado de Pedro II, só veio a ser oficializada em 1963, por ato do presidente da República João Goulart - Jango.

Interessante observar a relação entre a Educação e o Trabalhismo. Foi o maior dos trabalhistas, Getúlio Vargas, quem tornou obrigatório o ensino primário, promovendo um salto na alfabetização num País onde grande parte do povo era analfabeto.

Jango reconheceu a data em 1963 e só em 2008, sob governo de um nordestino de poucas letras, que o professor passou a ter direito a Piso Profissional. Devemos esse avanço ao companheiro que hoje se encontra preso, sem provas.

Outro feito extraordinário dos trabalhistas devemos a Leonel Brizola. Quando governou o Rio Grande do Sul, no final dos anos 50, ele construiu (pasmem!) 6.311 escolas, muitas delas construções rudimentares e de madeira, as chamadas brizoletas, erguidas nas vilas e nas zonas rurais.

A década de 80 assistiu a outro progresso na Educação, que foram os Cieps, escolas de período integral, com grade curricular ampla, biblioteca, laboratórios e alimentação. Sim, de barriga vazia não se aprende. O homem que concebeu os Cieps e os construiu com Brizola é o antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, que havia sido ministro de Jango.

Evidentemente que a Educação é um projeto político. Governantes democratas valorizam o ensino e o professorado. Governantes atrasados inventam baboseiras como "escola em partido", "kit gay", "mamadeira de piroca" e outras mentiras, para ocultar sua falta de compromisso com a Educação e a evolução cultura da Nação.

Nossa Constituição dedica vários capítulos à Educação – conforme estipulam os Artigos do 205 ao 214. Vale conhecer o que reza o Artigo 205: "A educação, direito de todos e dever do Estado, será promovida com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".

Os políticos brasileiros vivem inventando leis, quando deveriam se dedicar a pôr em prática o que consta da nossa Carta Magna, que neste mês completa 31 anos. Deputados-trogloditas, em vez de tentar invadir escolas, deveriam procurar conhecer a dura realidade do professor, especialmente de quem leciona na periferia e pontos urbanos violentos.

Mobral - Como já disse várias vezes, me alfabetizei adulto, por meio do Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetização. O Mobral foi das iniciativas mais saudáveis da ditadura. A mesma ditadura que não teve dó e cassou professores do quilate de Anísio Teixeira, Paulo Freire, Celso Furtado, Darcy Ribeiro e tantos outros.

Viva o professor! Vamos aprender a respeitar mais quem exerce ofício tão sagrado. 

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 16/10/2019.


Futsal terá mais cinco jogos domingo

O 15º Campeonato de Futsal dos metalúrgicos prossegue domingo (20) com cinco jogos, na terceira rodada da primeira fase. Todas as partidas serão disputadas no ginásio poliesportivo do nosso Clube de Campo (Parque Primavera). Entrada grátis pros torcedores.

Jogam - Feeder x Rydel (9 horas); U-Shin x Tecfil-2 (9h50); NTN x União Metalúrgicos (10h40); Dyna x Geração Metalúrgica (11h30) e Tecfil-1 x Golin (12h30). Resultados da segunda rodada, disputada dia 6: Dyna 3 x 1 Tecfil-2; U-Shin 2 x 1 Geração Metalúrgica; Tecfil-1 2 x 1 NTN; e União Metalúrgicos 2 x 1 Fanen.


Secretário-geral faz balanço das ações
do Sindicato

Pedro Pereira da Silva (Zóião), secretário-geral, faz avaliação das atividades desempenhadas pelo Sindicato como a Festa da Criança, Outubro Rosa, Campeonato de Futsal e Campanha Salarial. Assista!

Festa das Crianças lota
nosso Clube de Campo


Ginásio do Clube ficou lotado com atrações para as crianças e seus pais

A Festa da Criança promovida pelo Sindicato domingo (13) contou com mais de três mil sócios e familiares. O ginásio poliesportivo do Clube de Campo (Parque Primavera) ficou lotado, com atrações para as crianças e seus pais.

Houve distribuição de refrigerante, pipoca e algodão-doce; cachorro-quente; personagens do Toy Story, Rei Leão, Robô Bumblebee e outros; cama elástica, autorama, piscina de bolinha, pula-pula, boliche e pinturas. Tudo acompanhado por monitores.

O presidente José Pereira dos Santos diz: "É emocionante a alegria no rosto das crianças". Além das atrações e shows, foram sorteadas bicicletas. Mário Rocha, operador de empilhadeira na Cerviflan (Vila Aeroporto), foi um dos sortudos. Ao lado da filha Emanuele, ele comenta: "Festa maravilhosa. É uma confraternização muito bem organizada, com atrações para todos. Só tenho elogios. Ainda mais com a bicicleta que ganhei".

Visita - A Festa teve presença de sindicalistas metalúrgicos da Bélgica. Georges de Batselier, presidente, elogia: "É um encontro muito bonito e alegre, de confraternização de toda a categoria".

Durante a festa, foi prestada homenagem à psicóloga Solange Moncia, que faleceu em agosto. Solange dedicou 17 anos da vida a uma bela iniciativa, na coordenação do Grupo de Apoio Psicoprofissional para Desempregados - GAP.

Clique aqui e assista a reportagem da nossa festa.

METAL

Instituto Meu Futuro apoia e incentiva jovens há 17 anos


Instituto foi idealizado pelo presidente Pereira

O Instituto Meu Futuro completou dia 12, seu 17º ano. O projeto, idealizado pelo presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, e mantido por nossa entidade, já atendeu milhares de crianças e jovens carentes do Primavera e região.

Diretores, assessores, professores, funcionários do Instituto e crianças atendidas participaram terça (15) de festa com a presença de quatro sindicalistas metalúrgicos da Bélgica. Compareceram o presidente do Sindicato, Georges de Batselier (com a esposa, Peggy); acompanhado dos diretores Ortwin Magnus, Rohnny Champagne e Marc Pottelancie. Eles conheceram as dependências do Instituto até jogaram vôlei com os jovens.

"O apoio que recebemos dos companheiros da Bélgica é muito importante pra manter esse trabalho social. É uma parceria fraterna", destaca o diretor Alex Lima, que preside o Meu Futuro.

No auditório, após execução dos hinos do Brasil e da Bélgica, Alex, Pereira e Georges falaram à plateia. Pereira disse: "O futuro de vocês, jovens, será bem melhor se mantiverem interesse no que é ensinado e permanecerem unidos". O sindicalista belga ressaltou: "É a primeira vez que venho ao Brasil e fiquei impressionado com o trabalho que os metalúrgicos desenvolvem aqui. Queremos melhorar ainda mais nosso apoio."

METAL

Protestamos contra empresas do grupo Siamfesp

Lula e Roseli distribuem boletim na Stell Rol

Nossa ação esta semana se concentra nas empresas do patronal Siamfesp (Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não-Ferrosos no Estado de São Paulo) - que há três anos se recusa a negociar com os metalúrgicos durante a Campanha Salarial.

Esse grupo informou à Federação que não vai discutir a pauta salarial ou renovar a Convenção. Além de negar reajuste, os patrões querem deixar os metalúrgicos sem direitos e garantias. "Vamos à luta contra esse absurdo", afirma o secretário-geral Pedro Pereira da Silva (Zoião).

Boletim - Pra pressionar as empresas do Siamfesp, entregamos boletim que informa e orienta os companheiros. Distribuição começou terça (15) e segue até que tenhamos informações positivas sobre a negociação com a Federação.

METAL

Assembleias aprovam PLR em outras quatro fábricas

Jau, Raquel e Evandro na Bermad

Mais assembleias de Participação nos Lucros e/ou Resultados foram realizadas pelo Sindicato. O número de beneficiados supera 600 metalúrgicos. Mobilizamos na Jomarca, Iapla e Bermad, em Cumbica, e da Rodopac (Nova Bonsucesso).

Na Jomarca, benefício sai em outubro e março. Na Iapla será pago em novembro e dezembro. Na Bermad, a PLR teve aumento de 8%. Pagamento em fevereiro. Já na empresa da Vila Nova Bonsucesso, a Participação subiu 5% e será quitada em fevereiro e abril. Todas as assembleias aprovaram taxa de custeio sindical, mas só dos não-sócios do Sindicato.

METAL

Sindicalização segue forte em toda a nossa base

O Sindicato realiza em toda a base campanha de sindicalização. Adesão é grande. Quarta (16), os diretores e estiveram na Feeder (Cumbica), das 11 às 13h30; e na Montarte (Santa Isabel), das 12 às 13 horas. Será também visitada a Zinni & Guell (Bonsucesso).

Pedro Pereira da Silva (Zóião), secretário-geral do Sindicato, comenta: "Durante a sindicalização, informamos os companheiros também sobre a Campanha Salarial. Setores empresariais estão jogando pesado, mas não vamos abrir mão dos direitos da Convenção Coletiva de Trabalho".

VISITAS - O Sindicato vai até sua empresa. Ligue 2463.5300. Fale com um dos nossos diretores ou assessores e agende visita.

METAL

Vem aí o sorteio de vagas na Colônia de Caraguá

Colônia possui 38 apartamentos
Se você é sindicalizado e pretende passar o final de ano no Litoral, aproveite a opção que o Sindicato oferece. Até 31 de outubro podem ser feitas inscrições para sorteio de vagas no Natal e Ano Novo em nossa Colônia de Férias, em Caraguatatuba.

Sorteio será dia 8 de novembro (sexta), a partir das 18 horas, na sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos). Sócios interessados devem ser inscrever na sede, de segunda a sexta, das 8h30 às 18 horas. Mais informações, ligue 2463.5300.


VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário. Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: /metalurgicos.deguarulhosEspaço para o debate.
Compartilhe:
pereirametalurgico
.blogspot.com