Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região • nº 445 • 21/11/2019

O Brasil vai mal

Me encheria de orgulho poder escrever neste espaço que o Brasil vai bem. Infelizmente, não posso, pois nosso País vai mal. Muito mal.

Vejamos:

• Desemprego - Em 31 de outubro, havia 12,5 milhões de pessoas desempregadas. Ou seja, 9,6 vezes a população de Guarulhos.

• Subemprego - Subocupados: 27,5 milhões de trabalhadores (essas pessoas fazem bico, trabalho intermitente etc., ganhando, às vezes, menos que um salário mínimo).

• Informalidade - 41,4% da nossa força de trabalho. Ou seja, 38,8 milhões de brasileiros estão na informalidade.

• Renda - Cai a renda dos contratados formais. Os subcontratados ganham em média 36% do que se paga ao contratado formal.

Vamos sair do mundo do trabalho e entrar no setor produtivo, onde a situação também é muito ruim para quem produz. Vejamos:

• Déficit - O saldo comercial da indústria de transformação alcançou US$ 31,5 bilhões, nos 12 meses encerrados em setembro. Isso dá quase dez vezes mais do que o déficit do período anterior.

• Produtividade - A precarização do trabalho derruba a produtividade da economia e interrompe um ciclo de lenta recuperação. O estudo é da Fundação Getúlio Vargas.

A economia está ruim, mas outros setores, como o meio ambiente, poderiam estar bem. Porém, isso não ocorre. A manchete da Folha de S. Paulo de segunda (18) mostrava o seguinte: “Desmatamento na Amazônia bate recorde e cresce 29,5% em 12 meses”. E o vazamento de óleo no mar? Já atingiu 600 pontos do Litoral e, até agora, o governo não descobriu de onde vaza tanto petróleo cru.

Mas tudo isso vai melhorar, após a reforma da Previdência, comandada pelo ministro Guedes. Alega o governo. Ocorre que se trata de propaganda enganosa. Basta ver o que ocorre no Chile. A revolta popular é principalmente contra o modelo previdenciário que Guedes ajudou a implantar naquele País, há pouco mais de 30 anos. Agora, o povo local se revolta contra as maldades e os frutos envenenados daquela reforma.

Mas, espera aí, o governo vai privatizar tudo e aí o País deslancha. Só que não! No recente leilão do pré-sal houve pouco interesse estrangeiro. Uma parte dos poços ficou com a China e a outra teve de ser arrematada pela própria Petrobras.

E na política? O governo, certamente, se conduz bem, comanda o barco na direção correta, certo? Errado. Tanto assim que Bolsonaro entrou em guerra com seu partido, o PSL, e anuncia que formará uma nova agremiação da qual, pasmem, adianta que será o presidente.

Tem saída pra essa crise toda? Tem. Mas é preciso um grande entendimento nacional, entre as forças democráticas, partidos progressistas, o empresariado produtivo e o movimento sindical. É o que venho propondo há tempos, e você que me lê aqui é testemunha disso. Sem o entendimento nacional, o buraco ficará cada vez mais fundo. 

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato
facebook.com/PereiraMetalurgico
pereira@metalurgico.org.br
Artigo publicado no jornal
Guarulhos Hoje, dia 20/11/2019.


Secretária do Trabalho fala sobre jovens no mercado de trabalho

A dirigente sindical dos Frentistas e Secretária do Trabalho do Município de Guarulhos, Telma Cardia conversou com o jornalista João Franzin. Na entrevista, Telma fala sobre a importância da colocação dos jovens no mercado de trabalho. Assista!

Sai acordo salarial na Marzo Vitorino.
Primeira empresa do Grupo 10 a assinar!


Diretor Ricardo põe em votação proposta de acordo salarial

Furamos o bloqueio do Grupo 10, patronal. Começamos a estender o acordo coletivo para trabalhadores em empresas desse setor. Nesta quarta (20), os companheiros da Marzo Vitorino (Terra Preta, Mairiporã) autorizaram o Sindicato a negociar o acordo e a renovar a Convenção. Os diretores Josete Machado Filho (Pepe) e Ricardo Pereira conduziram a assembleia.

Acordo - Os metalúrgicos da empresa terão reajuste de 3%. O abono salarial será de 6%, em duas parcelas de 3% (pagas em novembro e dezembro). A Convenção Coletiva foi renovada. Pepe diz: “Os funcionários da empresa deram apoio ao Sindicato e o acordo foi firmado”.

Mais - Nossos diretores seguirão na base, a fim de negociar com empresas que não fecharam acordo coletivo na campanha salarial unificada. Acompanhe nossas redes sociais.

METAL

Nota do Dieese mostra maldades de nova MP do governo 


Nota Técnica 215 do Dieese mostra 12 pontos da Medida Provisória 905, que ataca brutalmente direitos trabalhistas, incluindo desempregados.

Para o vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), a Nota é objetiva e destrincha o desmonte dos direitos trabalhistas, bem como aponta perdas que a população brasileira terá. Ele diz: “A MP 905, de Bolsonaro e Guedes, cria a modalidade de contrato de trabalho precário; intensifica a jornada de trabalho e beneficia os empresários com uma grande desoneração. É mais uma reforma que prejudica o País”.

Leia - A Nota está publicada em nosso Facebook. Acesse, leia e compartilhe!

METAL

Sindicato negocia e Participação na Viva Aer tem 5% de aumento

Nildo e Fala Mansa conduzem assembleia

Os trabalhadores da Viva Aer (Nova Bonsucesso) aprovaram quarta (20) a Participação nos Lucros e/ou Resultados - aumento de 5% sobre o ano passado.
Assembleia foi conduzida pelos diretores Antônio F. da Silva (Fala Mansa) e Nildo Queiroz. Empresa tem 50 funcionários.

Para Nildo, a PLR chega no momento ideal, que é o final do ano. Ele diz: “É um dinheiro que ajudará muitas famílias a fazer as compras de final de ano, pagar dívidas e entrar em 2020 mais tranquilas. Valor será pago em novembro e dezembro”.

Exija - Se a sua empresa não paga PLR, procure o Sindicato. É um direito seu! Ligue 2463.5300.

METAL

Quartas de final do Campeonato acontecem domingo. Prestigie!


Jogos são disputados no ginásio do Clube

As quartas de final do 15º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos acontecem domingo (24), a partir das 9 horas. Todos os jogos serão em nosso ginásio poliesportivo no Clube de Campo, à rua da Galáxia, 50, Parque Primavera.

O primeiro jogo será entre União Metalúrgica e Geração Metalúrgica. Logo em seguida, às 10 horas, Feeder joga contra a Tecfil. Às 11 horas, Golin encara Dyna e terminando a rodada, será U-Shin contra Fanem, iniciando às 12 horas.

Participe - Aproveite com a família o final de semana no Clube. Asissta a belas partidas e curta outros atrativos como o parque aquático, playground, pesqueiro e muito mais.

METAL

Acesse nossas Redes Sociais. A boa informação faz a diferença!

Além do site, temos Facebook, Instagram, Aplicativo na Play Store e canal no Youtube. Atualizamos diariamente, com informações de conquistas, benefícios, lazer e diversão

VISITE
NOSSO SITE
Siga o Sindicato
no Facebook

Acesse o Blog
do Pereira

Nosso site é ágil e dinâmico, um jornal diário. Acesse:
www.metalurgico.org.br
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse: /metalurgicos.deguarulhosEspaço para o debate.
Compartilhe:
pereirametalurgico
.blogspot.com