Visualização da Newsletter


• 11/5/2023



Advogado - Dr. Marcílio Penachioni é responsável pelo Jurídico da entidade


Exija fazer homologação no Sindicato
Desde que a CLT foi criada, em 1943, o trabalhador tinha direito à homologação. O que isso significa? Significa que o empregado tinha direito de fazer no Sindicato da categoria a quitação das suas verbas rescisórias.

A conferência pelo Sindicato assegurava ao trabalhador desligado da empresa a plenitude de seus direitos, inclusive quanto ao recolhimento do Fundo de Garantia e à multa correspondente.

Isso mudou. Quando? Mudou em 2017, quando o Presidente Michel Temer impôs a reforma trabalhista, cortando direitos e garantias da classe trabalhadora. Uma dessas mudanças acabou com a obrigatoriedade da homologação no Sindicato.

Retrocesso - Nosso advogado, dr. Marcílio Penachioni, explica: “Ficou muito ruim para o trabalhador, porque, sem a conferência pelo Sindicato, não tem como saber se a empresa pagou corretamente os valores devidos aos empregado desligado.”

O que fazer? Há duas saídas: 1) A primeira é o empregado desligado manifestar por escrito que quer homologar no Sindicato. Com isso, ele garante o direito à conferência; 2) Após a homologação, a pessoa procurar o Sindicato para que façamos a conferência, adotando providências, se cabíveis.

Nosso presidente, Josinaldo José de Barros (Cabeça) orienta os metalúrgicos e metalúrgicas: “Procurem sempre o Sindicato pra fazer a homologação. Assim, vocês garantem que receberão centavo por centavo do que têm direito”.

MAIS - Em nosso Jurídico. Ligue 2463.5300.


https://www.metalurgico.org.br/lermais_materias.php?cd_materias=8541#.Yo-3T1TMLV8


PLR na Hiper Aço aumenta 9%

O Sindicato negociou e os trabalhadores da Hiper Aço (Macedo) aprovaram reajuste de 9% no valor da PLR - Participação nos Lucros e/ou Resultados. O benefício será de R$ 1.320,00. Pagamento em duas parcelas. A primeira será paga neste mês de maio.





Avanços são reais

O governo Lula é reformista. E reforma é algo que tem duas direções. Uma conserta estragos e a outra direção busca realizar melhorias. Nesse sentido, o governo Lula vai bem. LEIA O ARTIGO DO PRESIDENTE





Belgas visitam Meu Futuro

Há 20 anos, o Sindicato conta com parceria da Federação da Bélgica ABVV-Metaal, que auxilia na manutenção do Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro. Quarta (10), os dirigentes belgas visitaram o projeto social.



Reportagem da festa dos 60 anos

Assista ao vídeo produzido pelo Sindicato sobre a festa dos nossos 60 anos. O material mostra a presença da família metalúrgica, as atrações, como a dupla Edson e Hudson e muito mais. Assista!