Visualização da Newsletter


Boletim Eletrônico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região - Nº 203 • 22/1/2015
Respeitar direitos

Quem está há mais tempo no movimento sindical, certamente se lembra do professor Aníbal Fernandes. Advogado ligado ao Partidão, era um respeitado especialista em Previdência Social. E era também um frasista de mão-cheia.

O professor Aníbal combatia com vigor (e humor corrosivo) o neoliberalismo, que considerava altamente nocivo por atacar conquistas sociais e direitos trabalhistas. Dizia o professor: “Os direitos são a propriedade do povo”. Ou seja: povo com mais direitos, povo mais rico; povo com poucos direitos, povo pobre e desamparado.

Entre todas as organizações da sociedade, as entidades sindicais são as que mais defendem direitos, conquistam e lutam por eles. O movimento sindical tem plena consciência de que, para o trabalhador, direito é sinônimo de dignidade.

Digo tudo isso, e homenageio o dr. Aníbal, para reafirmar que não podemos aceitar a ideia de cortes que atinjam trabalhadores da ativa, aposentados, pensionistas, empregados, desempregados, enfim, afetem a vida de quem trabalha ou já contribuiu com a Pátria, trabalhando anos e anos a fio.

No Brasil, já vivemos diferentes fases em que os direitos dos cidadãos e dos trabalhadores foram fragilizados. Isso aconteceu mais durante a ditadura. Porém, Presidentes eleitos pelo voto popular, como Fernando Collor e Fernando Henrique, foram drásticos ao cortar direitos e suprimir benefícios. Foram épocas em que o trabalhador perdeu emprego, teve direitos cortados e, no final das contas, ficou mais empobrecido.

Nos dois governos Lula e no primeiro governo Dilma, como mostra o próprio Diap, tivemos avanços civis importantes para os cidadãos e ganhos trabalhistas concretos para a classe trabalhadora. Agora, porém, corremos riscos. Os ajustes do novo comando econômico do governo ferem benefícios previdenciários, enfraquecem direitos e corroem conquistas. É um retrocesso inaceitável.

O sindicalismo reage e o faz de forma unitária, articulada e organizada. Para tanto, seis Centrais já se reuniram e publicaram um documento contundente em defesa do emprego, do crescimento e contra ataques a direitos. Mais: marcaram atos e protestos, no final de janeiro e final de fevereiro. Nesta segunda (19), as Centrais se reuniram com quatro Ministros e deixaram clara a contrariedade com o ajuste fiscal neoliberal de Dilma.

O problema do Brasil não é excesso de direitos. Temos problemas estruturais, má gestão, desvios e corrupção; precisamos melhorar a Educação; precisamos de mais tecnologia; precisamos fortalecer o sistema produtivo nacional e consolidar nosso mercado interno. Precisamos, também, usar o BNDES para a indústria brasileira, não só para as múltis. Com isso, vamos desenvolver políticas que garantam a competitividade da nossa indústria. Atacar direitos - e empobrecer o povo - será o pior dos caminhos.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Blog: pereirametalurgico.blogspot.com
Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 21 de janeiro.


Indique um amigo para receber o boletim Expresso Metalúrgico
E-mail: boletim@metalurgico.org.br

Guia de Conquistas
será divulgado dia 30

Dia 30 deste mês, numa coletiva de imprensa, em Guarulhos, nosso Sindicato divulgará o Guia de Conquistas de 2014.

É o sétimo ano seguido que o Sindicato publica e distribui o livreto (formato de bolso) com todos os avanços do ano anterior.

São 64 páginas, coloridas, com informações sobre Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), campanha salarial, investimentos em lazer, lutas contra abusos nas fábricas e muitos mais.

Após o dia 30, disponibilizaremos a publicação, na íntegra, no nosso site:
www.metalurgico.org.br

21º Campeonato terá dois jogos domingo (25)

O 21º Campeonato de Futebol dos Metalúrgicos terá sequência domingo (25), com duas partidas no Clube de Campo (Parque Primavera). Jogam Joalmi x Scai (9 horas) e Prec-Tech x Randon (10h30). Os jogos vão definir os classificados para as quartas-de-final da competição. A entrada é gratuita para os torcedores.

Resultados - A competição foi retomada domingo passado, após interrupção em 30 de novembro. A rodada terminou com empate entre Yamaha e Rool-For no tempo normal, com vitória da Yamaha por 4 a 1 nos pênaltis; vitória da Maxion/Borlem – Amigos Metalúrgicos por 3 a zero sobre a Elecon; mesmo resultado na vitória da Soluções Usiminas sobre a Modine.

Calor leva oito mil pessoas ao Clube de Campo

O domingo de sol e calor intenso levou grande número de sócios e dependentes ao nosso Clube de Campo, que recebeu 8 mil pessoas dia 18. O conjunto aquático, prainha, cachoeiras, pesqueiro e quiosques ficaram lotados. No sábado (17), o movimento também foi grande, com mais de 4.800 pessoas que aproveitaram as opções de lazer e esporte.


Utilize a rede de
lazer do Sindicato
Clube de Campo completo, em Guarulhos; bela Colônia de Férias na praia, em Caraguá; belíssimo Hotel-fazenda em Vargem. Tudo isso é do metalúrgico. Fique sócio. Desfrute!





























































Trabalhadores lutam por seus direitos, empregos e mantêm greve na MTP

Negociação: atenção, no final da tarde desta quinta (22), surgiu possibilidade de negociação com o dono da fábrica. Vamos aguardar. Mas aguardar mobilizados. E unidos!


Diretor Cabeça comanda assembleia na Quasar (empresa do mesmo grupo em Mauá)

Com greve desde segunda e acampamento na empresa, os 770 trabalhadores das duas unidades da MTP (em Cumbica e Jardim São Roque) enfrentam calote no pagamento e ameaça de retirada de maquinário.

Agora, há um problema ainda mais grave: a demissão, por telegrama enviado às casas de muitos companheiros.

O atraso, os seguidos calotes e a chegada dos telegramas instauraram um grave clima de revolta entre os trabalhadores. Corre entre os funcionários notícia de que todos serão demitidos.

Motivos - A paralisação, iniciada dia 19, decorre da falta de pagamento salarial, suspensão do convênio médico, atraso na entrega do vale-transporte e fim do fornecimento de refeições. Além disso, o Fundo de Garantia não é recolhido há meses. A luta na fábrica está sendo conduzida pelo Sindicato.

Justiça - O Sindicato estuda recorrer à Justiça. Nosso advogado Marcílio Penachioni diz: “A empresa não pode tomar a atitude de demitir funcionários, ainda mais por telegrama. A Lei de Greve é clara e impede contratações ou demissões no curso das greve. Demitir por telegrama é um desrespeito ainda maior para o trabalhador”.

Passos - Uma das possibilidades é ingressar com dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho, para que a direção da MTP reveja as demissões.

O arresto de bens (maquinário) é outro recurso jurídico em análise.

Paralisação - Os trabalhadores da MTP seguem com a paralisação. O diretor José Carlos de Oliveira (Chorão), que é funcionário da fábrica, afirma: “Estamos acampados na porta da empresa, inclusive à noite. Nosso objetivo é impedir que máquinas sejam retiradas e a MTP venha alegar não ter condições de quitar dívidas ou de oferecer bens para eventual arresto”.

Apoio - Nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) garante: “O Sindicato vai usar todos os recursos legais e legítimos. A empresa tem de cumprir seus compromissos e respeitar seus trabalhadores. O capitalismo-selvagem não vai prosperar”.

Informações no site (www.metalurgico.org.br)
e facebook (www.facebook.com/metalurgicos.deguarulhos)

Metalúrgicos param as unidades de Guarulhos e Mauá

A greve é total no grupo MTP. Além das duas unidades de Guarulhos (Cumbica e Jardim São Roque), na manhã desta quinta (22), nosso Sindicato e o de Santo André conduziram assembleia que parou as empresas Quasar (do grupo), em Mauá, onde trabalham 300.

“Greve até que o patrão se sente à mesa pra negociar, suspenda as demissões em Guarulhos e conserte o que está errado”, afirma nosso vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça).

Ônibus - A paralisação em Mauá teve o reforço de cerca de 300 trabalhadores de Guarulhos, levados de ônibus fretados até o ABC. “As quatro plantas estão unidas e vão manter a luta”, garante nosso diretor José Carlos de Oliveira (Chorão), que é funcionário da MTP.

Luta na MTP é destaque na mídia

A greve na MTP ganhou destaque na imprensa de Guarulhos e São Paulo. Na quarta (21), a mobilização dos companheiros saiu na seção Diário Sindical, do jornal Diário de S. Paulo. Em Guarulhos, Os jornais Folha Metropolitana e Guarulhos Hoje repercutiram o assunto.

Os jornais Diário de S. Paulo e Guarulhos Hoje voltaram ao assunto nesta quinta (22). As versões eletrônicas dos jornais e os sites da Força Sindical e Agência Sindical também postaram matérias.

Sindicato negocia e PLR sobe 19,22% na Almeida Metais
O Sindicato conseguiu um belo acordo de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) para os cerca de 130 funcionários da Almeida Metais (Cidade Satélite, Cumbica). O benefício, referente a 2014, subiu 19,22% e chega a R$ 1.073,00. O pagamento será em março.

Renda - Assembleia que aprovou o acordo ocorreu na quinta (15). A Participação nos Lucros ajuda a distribuir renda na base. Nosso Sindicato quer garantir o benefício a todos os metalúrgicos. Já avançamos bastante: hoje, 95% dos metalúrgicos já recebem o benefício.

Centrais pressionam governo a revogar pacote fiscal


Centrais se reúnem com ministros, na segunda (19)

O sindicalismo está unido e mobilizado contra o pacote fiscal baixado pelo governo no final do ano. O conjunto de medidas é lesivo aos trabalhadores, porque dificulta o seguro-desemprego e acesso a benefícios previdenciários. Força Sindical, CUT, UGT, CTB, Nova Central e CSB rechaçaram as medidas em reunião com quatro ministros enviados na segunda (19) a São Paulo, para tentar convencer o sindicalismo de que o pacote não lesaria direitos. As Centrais também irão ao Congresso Nacional pleitear a rejeição das medidas.

Força - Miguel Torres, presidente da Força Sindical, afirma: “As Centrais mantêm a posição pela revogação imediata das medidas”. Ele aponta que o caminho dos trabalhadores é a mobilização. Governo e Centrais devem fazer nova reunião dia 3 de fevereiro.

Protesto nacional será dia 28 de janeiro. Participe!

As seis Centrais decidiram por amplas mobilizações. O primeiro passo será em 28 de janeiro, quando farão o “Dia Nacional de Lutas”. Em fevereiro, haverá nova mobilização, com a edição na 9ª Marcha da Classe Trabalhadora.

O presidente José Pereira dos Santos afirma: “Não aceitamos cortes de direitos por parte do patrão ou do governo. Rejeitamos as medidas e vamos à luta. A classe trabalhadora não pode pagar o preço do ajuste fiscal. O governo que tire recursos do Orçamento público, gaste menos ou passe a taxar as grandes fortunas”.

Segurança e saúde são temas do "Voz do Trabalhador"


Nildo, Rodrigo e Júlio

O programa Voz do Trabalhador desta semana, na TV Destaque, aborda o angustiante problema dos acidentes e doenças decorrentes de más condições de trabalho. Os entrevistados falam sobre o que pode ser feito para prevenir e evitar esse mal. Participam o diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo), responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador no Sindicato; e Rodrigo Martins dos Santos, que atua no setor.

Assista - O Voz do Trabalhador será exibido sábado (24) e domingo (25), das 19 às 20 horas, na TV Destaque (canal 15, da NET). Na internet, assista pelo site www.d11.com.br. A apresentação é do jornalista Júlio Abreu.

Cabeça participa do lançamento de livro
do senador Cristovam Buarque

Cristovam e Cabeça
O vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), participou na segunda (19) do lançamento do livro do professor e senador Cristovam Buarque (PDT). A obra, “O erro do sucesso – a civilização desorientada e a busca de um novo humanismo”, foi lançada em livraria do shopping Frei Caneca, em São Paulo.

Visita - Em 2010, Cristovam Buarque visitou nosso Sindicato, onde fez palestra e mostrou por que é autoridade em assuntos da Educação e administração pública.



Site é nosso
jornal diário
Leia o blog de nosso
presidente Pereira
Siga o Sindicato
no Facebook
Nosso site é um informativo
ágil e dinâmico, um verdadeiro jornal diário. Acesse: www.metalurgico.org.br
Espaço para o debate de ideias,
o blog traz, todo dia, assuntos variados. Compartilhe:
pereirametalurgico.blogspot.com
Informe-se; poste suas mensagens; curta. Acesse:www.facebook.com/
metalurgicos.deguarulhos