• 17/1/2025 - sexta-feira
Cabeça defende condições de trabalho
mais humanas e jornada reduzida
O ano de 2024 foi bom pra economia brasileira e o sindicalismo. Não quer dizer, porém, que 2025 vá repetir o cenário positivo. Por isso, o sindicalismo precisa se mobilizar e estar bastante conectado com a base representada.
A análise é do nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) e foi feita quinta (16) à tarde, durante a live semanal dos Metalúrgicos. A live é exibida pelo Canal YouTube do Sindicato e também por nossa Facebook. Apresentação do jornalista João Franzin, assessor do Sindicato.
Na live, Cabeça listou algumas prioridades. A saber: mais acordos por pagamento de PLR aos metalúrgicos; aumento na sindicalização; conquista de melhorias nas fábricas; igualdade salarial entre homens e mulheres na mesma função; eleição de delegados sindicais e cipeiros; entre outras iniciativas.
O presidente também citou obras e melhorias, dando destaque ao atendimento dentário inaugurado na sede em dezembro. “Peço aos companheiros e companheiras que agendem atendimento na sede. Vale repetir que pra sócios do Sindicato o atendimento é gratuito”, afirma.

Jornada - Para Josinaldo Cabeça, “a redução da jornada pra 40 horas e o fim da escala 6x1 voltarão com força à agenda sindical neste ano”. Ele explica que diversas fábricas da nossa base já praticam jornada de 40 horas. E diz: “Eu digo mais. Eu digo que nessas empresas o trabalhador está muito mais contente e a produtividade é mais alta. Portanto, o Sindicato vai reforçar a luta por jornadas menores e menos extenuantes”.
Indústria - Outro ponto destacado durante a live foi o fortalecimento da indústria, enquanto fator de desenvolvimento, geração de empregos e pagamento de melhores salários. Cabeça alerta: “Os prefeitos precisam cuidar mais da nossa base industrial, porque um parque fabril forte gera desenvolvimento, tecnologia e mais progresso”.
Melhorias - Para Josinaldo José de Barros, o ano de 2025 também será marcado pela contínua ação sindical em busca de melhorias. Ele adianta: “Café da manhã, tíquete-refeição e mais segurança no trabalho são metas permanentes”.
MAIS - Acesse www.youtube.com/@metalguarulhos. Telefone do Sindicato (11) 2463.5300.