Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 23/1/2025 - quinta-feira

Cabeça alerta sobre o avanço
da mentira nas redes sociais. Leia!

O que antes era chamado de mentira, difamação, injúria ou calúnia, ganhou um nome americanizado: fake news. E vem sendo considerado um dos males da atualidade. A disseminação de informação falsa acontece por vários canais. Mais é nas redes sociais que a mentira deita e rola.

No artigo semanal - “A mentira avança” - publicado quarta (22) no Guarulhos Hoje, nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) avalia as redes sociais. E pondera: “O problema é que muitas vezes a gente não apura o comentário recebido. E, sem apurar, caímos na tentação de compartilhar o conteúdo. Feito isso, ninguém segura mais o estrago!”.

Cita como exemplo a confusão a respeito de suposta cobrança de impostos nas transações por meio de PIX, semana passada. Essa fofoca política que enganou milhões de pessoas.

As redes sociais se tornaram terreno fértil não só às fake news, mas pra golpes bancários, premiações de araque e empréstimos falsamente vantajosos. Por isso, todo cuidado é pouco. Devemos estar alertas.

Cabeça observa: “Nosso Sindicato é atuante nas redes. Felizmente, nunca fomos processados. Tomamos cuidado com os textos, fotos, vídeos ou qualquer outra publicação. Até porque um erro de informação produz o mesmo efeito de se tomar remédio errado: adoece, mutila ou mesmo mata a pessoa”.

Ele diz no final do texto que a verdade vence. Mas enquanto isso não ocorre a mentira faz estragos.

Vale ler, refletir e tomar os devidos cuidados!


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email