• 27/1/2025 - segunda-feira
Boletim do Dieese mostra
avanços nos ganhos reais
Sexta, dia 24, o Dieese publicou o Boletim de Olho nas Negociações, com o balanço de 2024. A pesquisa indica que no ano passado 85% das negociações coletivas conseguiram aumento acima da inflação. Abaixo, foram 3,6%. No ano anterior, acima da inflação ficaram 76,4%. Abaixo, 5,4%.
Nossa categoria confirma essa tendência de aumento real. A Campanha Salarial obteve 5,85% de reajuste salarial, ou seja, 1,20% acima da inflação. Também negociamos 13,5% de Abono Salarial, pagos ainda durante 2024.
Nos acordos por empresa, temos obtido ganhos até melhores. Na Komatsu (Arujá), o acordo salarial geral alcançou 7,85% de aumento para os companheiros. Nas negociações de PLR, o Sindicato procura também obter ganhos reais. É o caso das empresas TKS e TK3 (no Aracília, Guarulhos). Ali, o valor da Participação subiu 9%.

Antes - O boletim do Dieese revela o arrocho salarial durante o governo Bolsonaro. Em 2019 (primeiro ano de seu mandato), o ganho real ficou em apenas 49,5%. O pior ano, porém, foi 2021, quando só 15,6% dos acordos conseguiram superar o INPC. Os reajustes abaixo da inflação atingiram 46,6% dos acordos.
Cabeça - Nosso presidente Josinaldo José de Barros agradece ao Dieese pela publicação do Estudo. E comenta: “Esse tipo de levantamento orienta as direções sindicais e mostra, com números, que o governo anterior tinha o arrocho salarial como política oficial”.
Nosso presidente continua: “O governo Lula não pode resolve tudo. Mas sair de 15,6% de aumento real nos salários em 2021 pra 85% no ano passado é um salto enorme. Tem gente que nega. Mas o pior cego e aquele que não quer ver”.
MAIS - Acesse o site do Dieese e clique no item “De Olho a Nas Negociações” - www.dieese.org.br