• 30/1/2025 - quinta-feira
Cabeça relaciona democracia e avanços sindicais
“Valorizar os ganhos”. É o título do artigo semanal do nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), no jornal Guarulhos Hoje, quarta (29). No texto, ele é enfático: “A democracia fortalece a ação sindical”. Cabeça observa que a atuação sindical, sem amarras e ameaças, resulta em ganhos salariais e novos direitos para a classe trabalhadora.
O presidente cita o boletim De Olho nas Negociações, número 52, do Dieese, para explicar seu argumento. “O fato principal é: as negociações coletivas de 2014 resultaram em 85% de acordos coletivos com ganho real, 11,4% iguais ao INPC e 3,6% abaixo da inflação. Trata-se do melhor resultado desde 2018, quando a pesquisa começou”, diz.
A democracia é ressaltada por Cabeça, que observa: “Aqui, o sindicalismo se somou às forças progressistas, ajudando a impedir o golpe de Estado urdido pelos extremistas. A democracia foi mantida e se consolidou”.
Os recentes abusos cometidos contra migrantes por Donald Trump, dos EUA, também recebem críticas. Cabeça diz: “Em nosso País, migrante não é algemado e acorrentado, como faz o Trump do alto de sua soberba. O Brasil recebe peruanos, bolivianos, sírios, haitianos e outros povos, com respeito. E todos, de um jeito ou de outro, acabam se ajeitando por aqui’.
Dignidade - “Eu luto todo dia por emprego decente e oportunidades a todos, pra que as empresas paguem salários justos e o Poder Público ofereça bons serviços à população, principalmente aos mais carentes”, escreve Cabeça.
Ele ainda alerta para ficarmos alerta e mobilizados, em defesa da democracia que, como diz, precisa ser regada e cultivada como uma planta pequena e frágil. E lembra: '”O sindicalismo é a única organização da sociedade cuja luta ajuda a distribuir renda na base. Essa distribuição aumenta o poder aquisitivo dos assalariados, incrementa negócios e fortalece o mercado interno, acelerando o desenvolvimento nacional”.
No final do artigo, nosso presidente faz uma homenagem ao companheiro Vanuza, dirigente por 31 anos do nosso Sindicato. Suas palavras: “Na terça morreu José Dilton Braga da Silva, Vanuza. Metalúrgico-raiz, sindicalista-raiz, brasileiro-raiz. Foi um dirigente valente. Mas essa valentia não escondia seu coração generoso e feliz!”.
