• 28/2/2025 - sexta-feira
Sindicato realiza ações para alertar
trabalhadores sobre as Ler/Dort
O Sindicato percorreu diversas fábricas na quinta (27) e na manhã desta sexta (28), a fim de alertar e orientar os trabalhadores sobre os males e perigos das Ler (Lesão por Esforço Repetitivo) e Dort (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho).
Hoje, dia 28 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial de Combate às Ler/Dort, instituído a partir do ano de 2000 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Nossos diretores Raquel de Jesus, Daniel Galdino, Jaciel Barbosa e Nildo Queiroz, responsável pelo Departamento de Saúde e Segurança do Sindicato, estiveram em três empresas: Usiminas (Vila Bonsucesso), Atmus e Golin (Cidade Aracília). Todas em Guarulhos.
Além de palestras informativas sobre as doenças, os diretores distribuíram boletim com informações que orientam os trabalhadores sobre sintomas, diagnóstico, riscos de sequelas, prevenção e tratamento das Ler/Dort.

Nildo - Segundo o diretor, alertar os metalúrgicos neste dia é importante, pois, mesmo com a modernização das máquinas e ferramentas, o número de doenças no trabalho só aumenta. Ele diz: “A cada ano no Brasil, 100 mil trabalhadores são afastados das empresas com sintomas de Ler/Dort. Então, é muito importante essa conscientização que levamos nas portas das fábricas. Os trabalhadores precisam conhecer as doenças e saber quais são os seus direitos”.
Sintomas - No início, é comum a sensação de desconforto, como peso e cansaço do membro afetado. Surgem dores localizadas, formigamentos, fisgadas, choques, inchaços, calor localizado, rangido, dormência e perda de força muscular.

Proteja-se - Caso você sinta algum destes sintomas com persistência, procure o Sindicato! Nosso Departamento de Saúde e Segurança prestará todo o apoio, com informações e orientações sobre o que você deve fazer. Lembramos que o afastamento do trabalho nestes casos garante estabilidade no emprego e outros direitos! Ligue 2463.5300.