• 11/4/2025 - sexta-feira
Em live, Cabeça exalta conquistas
metalúrgicas e convoca juventude
Dia 30 de abril, nosso Sindicato completará 62 anos. Haverá solenidade na sede, com homenagens aos associados mais antigos. Na mesma data, a diretoria Metalúrgicos em Ação lançará ampla campanha de sindicalização, em toda a base.
Nesta quinta, o presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) abriu a série de lives do Sindicato alusivas ao aniversário da entidade.
Ela relacionou diversas lutas, conquistas e projetos realizados nesses 62 anos. “Os metalúrgicos foram a primeira categoria a reduzir a jornada de 48 para 44 horas semanais. Anos depois, a jornada de 44 horas viria a ser consagrada na Constituição Federal”.
Equipe - Sindicalismo é trabalho de equipe. Em que pese a hierarquia presente em toda organização humana, Cabeça acredita no engajamento coletivo como forma de obter avanços.
Em sua fala, nosso presidente lamentou a despolitização de grandes parcelas da população, entre as quais a juventude. “A despolitização e a alienação interditam o debate e produz terreno fértil para os extremismos”, ele argumenta.
Mulher - Para Josinaldo Cabeça, “nosso Sindicato poderá sim no futuro ser presidido por uma mulher, desde que ela mostre vocação e se destaque nos debates e lutas sindicais”.
A ação cotidiana nas portas de fábrica, ouvindo a categoria, é a tarefa mais importante do Sindicato. Porém, afirma Cabeça, “um Sindicato deve ampliar seu campo de visão e de ação, inclusive apoiando as reivindicações por melhorias nos bairros”.
Sindicalizar mais trabalhadores e trazê-los para as lutas sindicais é o grande desafio. A categoria pode contar com um instrumento de melhorias salariais, mas também de avanços sociais. “Mas, pra isso, é preciso ter vontade, determinação, objetivos e disciplina”, arremata nosso presidente.