Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 2/5/2025 - sexta-feira

Categoria reforça bandeiras
de luta no 1º de Maio Unificado

Quinta, dia 1º, nosso Sindicato reafirmou os compromissos com as grandes bandeiras da classe trabalhadora. Delegação com 40 pessoas participou ativamente do Dia do Trabalhador.

Evento foi organizado pelas Centrais, Federações, Confederações, Sindicatos e entidades dos movimentos populares. Autoridades federais também estiveram na Praça Campo de Bagatelle, SP, mostrando que o 1º de Maio é amplo e não faz distinção ideológica.

Nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) foi um dos oradores e também sorteou um dos 10 veículos Polo que o Dia do Trabalhador ofereceu ao público, majoritariamente de trabalhadores.

Em sua fala, Cabeça exaltou a resistência do sindicalismo aos ataques da extrema direita contra a democracia. Segundo nosso presidente, “o ambiente democrático estimula a organização dos trabalhadores e das pautas de reivindicação”. Ele comenta: “Quando a democracia é atacada, a primeira vítima é a classe trabalhadora”.


Nossa comitiva também reforçou o clamor por jornada de trabalho reduzida e contra a escala 6x1, que sacrifica a saúde e deixa os trabalhadores sem tempo para a vida social, familiar e aos estudos. Essa escala é ainda mais nociva às trabalhadoras, que precisam ao mesmo tempo cuidar das casas e dos filhos.

Cabeça faz um balanço positivo do Ato em São Paulo, no feriado da quinta. Ele vê chances de avançar nossas reivindicações. E conclui: “É grande a expectativa isentar do Imposto de Renda salários até R$ 5 mil” - trata-se de promessa do então candidato Lula, que já enviou Projeto de Lei ao Congresso.

Agora, o sindicalismo deve se organizar, aprofundar a unidade e trabalhar dentro do Congresso Nacional pela isenção do imposto. Nosso secretário-geral José Carlos Oliveira (Chorão) afirma: “Quanto mais forte nas bases a bandeira pela isenção do Imposto mais chances teremos na hora de debater com deputados e senadores”.

Música - Grandes nomes da música sertaneja e pagode animaram a festa dos trabalhadores, dia 1º de Maio. Participantes foram sorteados com 10 carros zero quilômetro. 

MAIS - Site das Centrais, Dieese e da Agência Sindical.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email