• 12/5/2025 - segunda-feira
Homenagem às mães metalúrgicas
reúne trabalhadoras em nosso Clube
Mais uma bela realização do Sindicato, diretoria Metalúrgicos em Ação. Dessa vez em homenagem as mães metalúrgicas. Evento ocorreu domingo (11), no Clube de Campo, quando oferecemos um café da manhã às companheiras, sorteios, música ao vivo e muita alegria.
A lanchonete da Prainha ficou repleta de trabalhadoras da ativa, metalúrgicas aposentadas e seus familiares. Sorteamos vários brindes, como kits odontológicos e de beleza, e também duas bicicletas. Todas as mulheres receberam lembrança especial do Sindicato.
A organização foi do Departamento Feminino, formado pelas diretoras Roseli Lima, Raquel de Jesus, Márcia Aquino e Delma Rocha. Coordenadora, Roseli afirma: “O encontro fez justa homenagem a todas as batalhadoras, que acumulam as atividades domésticas com suas funções profissionais". E acrescenta: "O pessoal adorou o café".

Homenagens - Leodora Francisca Camargo Sabino e Valdeci Barbosa da Silva, sócias mais antigas do Sindicato, também estiveram presentes no encontro. Leodora, uma das fundadoras do Sindicato, ainda participa ativamente da vida sindical. A aposentada declara: “Enquanto tiver saúde, e espero que tenha ainda por um bom tempo, continuarei participando de tudo que o Sindicato promover”.
Presentes - A diretoria do Sindicato compareceu em peso. Atividade também contou com a presença da companheira Eliana Cardoso, diretora do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e nova coordenadora da Força Sindical Regional, em Guarulhos.
Eliana ressaltou as lutas das mães, principalmente das mulheres trabalhadoras. "Além de render homenagens a essa pessoa especial, é momento de lembrar o legado que as mães deixam aos filhos, família e à sociedade. Toda mãe contribui para que o mundo seja mais amoroso e pacífico", disse Eliana.
Valorização - Nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) exaltou o papel das mulheres e das mães. "A mulher é o pilar da sociedade. Em atividades como esta, sabemos dos problemas que muitas trabalhadoras ainda enfrentam. Só com a nossa união podemos pular todos os obstáculos. Fico muito feliz em ver essa união de mães trabalhadoras e aposentadas nessa manhã feliz", comentou.
Cabeça também fez uma breve explanação acerca dos direitos assegurados às mulheres trabalhadoras nas Convenções firmadas pelo Sindicato com o setor patronal. Ele afirma: “Ainda existem diferenças muito grandes entre as mulheres e os homens no trabalho, mas as Convenções melhoraram essa situação em alguns itens importantes. Elas garantem, por exemplo, tratamento especial para as grávidas e lactantes”.