Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 17/9/2025 - quarta-feira

Ao falar de democracia, Cabeça diz:
‘Não é que seremos grandes: já somos!

Geopoliticamente pra um país ser potência, dizem os manuais, é preciso ter grande território, grande população e mercado interno forte, ter grandes reservas naturais e ser forte em tecnologia em vários setores. 

Em seu artigo semanal, publicado no jornal Guarulhos Hoje, nesta quarta, 17, nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) vai além: “Mas eu penso que o conceito geopolítico deveria incluir questões como democracia, emprego, serviços públicos e inflação. Nesse caso, o Brasil pode seguramente figurar na lista dos melhores”.

Para Cabeça, a democracia brasileira “acaba de mostrar que é robusta”. Ele cita a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, na semana passada, condenou um ex-presidente da República, altos oficiais do Exército e outras personalidades que tentaram dar um golpe de Estado e o País não sofreu qualquer abalo.

Tem mais: nosso custo de vida pontuou negativo em -0,11%. Nosso Sistema Único de Saúde (SUS) também mostra sua potência, atendendo 190 milhões de pessoas. Temos ainda órgãos sólidos na defesa de nossa economia. Cabeça observa: “Quem analisar o Brasil atual verá que os principais pilares econômicos estão sólidos. Isso ajuda a elevar o desenvolvimento social, com mais dignidade ao nosso povo”.

Nosso dirigente mostra, no texto, que muitas forças sociais atuam para que o Brasil cresça, avance e seja a potência que deve ser. E o sindicalismo não fica atrás. “O sindicalismo tem sido um aliado fundamental dos governos progressistas, do Estado nacional e do povo brasileiro”, enfatiza. Ele finaliza: “Não é que seremos grandes: já somos!”.

Leia o artigo na íntegra.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email