Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 3/2/2020 - segunda-feira

Na luta, na lida e na vida!



Clemente Ganz Lúcio é sociólogo
e diretor técnico do Dieese.
E-mail:
clemente@dieese.org.br

O Dieese, criado em 1955, é uma instituição de pesquisa, formação e assessoria do movimento sindical brasileiro. No período de 2004 a 2019, o Dieese procurou fortalecer sua presença nacional com Escritórios Regionais, unidades locais de atendimento sindical e subseções, expandir sua competência temática, ampliar o domínio sobre bases estatísticas, desenvolver novas pesquisa sindicais e investir no conhecimento sobre políticas públicas.

Muitos temas assumiram a dimensão de campanhas, como o salário mínimo, a terceirização, a previdência social, a redução da jornada de trabalho, o trabalho decente, entre tantos outros. Para cada um dos mais de 40 temas tratados foi desenvolvido uma produção técnica específica com pesquisas, estudos, notas técnicas, livros, cursos, seminários, debates, palestras e assessorias.

Os múltiplos espaços de negociação, os fóruns institucionais e as conferências temáticas e setoriais foram espaços locais, regionais e nacionais de intervenção sindical para os quais o Dieese orientou parte relevante da sua produção técnica.

A negociação coletiva ganhou novas complexidades em todos os níveis e, para isso, a produção técnica focou a formação sindical, ofereceu novos seminários e novos produtos e serviços foram criados.

As pesquisas permanentes (Cesta Básica, Índice de Custo de Vida, Pesquisa de Emprego e Desemprego, Pesquisas Sindicais, Salários, Acordos e Convenções Coletivas, Greves) foram renovadas, inclusive metodologicamente, seus escopos revisados e algumas vezes ampliados.

O desenvolvimento de metodologias de diálogo social que integravam o diagnóstico de uma situação problema e a elaboração compartilhada de intervenção para a mudança social fizeram parte de inúmeras iniciativas, com resultados concretos muito interessantes.

O resgate do fio condutor presente desde a fundação do Dieese resultou na deliberação de criar a Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, na sua implantação e na formação das primeiras turmas do bacharelado, reunindo todo o trabalho de formação sindical.

Para atender demandas sobre políticas públicas e o mundo do trabalho, criou-se o projeto Observatório do Trabalho como resposta articulada do Dieese aos temas das políticas públicas de emprego, trabalho e renda e ao desenvolvimento econômico e social aplicados no território ou setor.

No período de 2004 a 2019, o Dieese produziu cerca 27 mil estudos salariais, setoriais e temáticos, realizou 4,6 mil seminários e cursos e 6,3 mil palestras. As equipes dos Escritórios Regionais e Subseções assessoraram mais de 9 mil negociações coletivas, realizaram 18,5 mil reuniões sindicais e quase 1,8 mil assembleias sindicais. O balanço desse trabalho encontra-se detalhado no documento “Dieese 2004 – 2019” que ficará disponível aos interessados.

Agora, encerro o mandato de Diretor Técnico do Dieese depois de 16 anos no cargo. A renovação na Direção é parte do plano de reorganização que há três anos estamos implantando, com o objetivo de capacitar o Departamento para enfrentar os enormes desafios que decorrem da grave crise que atinge o sindicalismo no país.

A partir de agora, Fausto Augusto Junior assume o cargo de Diretor Técnico do Dieese para o mandato 2020 - 2022. Patrícia Pelatieri e José Silvestre do Prado estarão na nova Direção Técnica. Desejo-lhes pleno sucesso!

Durante 64 anos essa invenção sindical chamada Dieese mostrou-se uma criação de sucesso pela qualidade da sua produção técnica e pela capacidade de incidir na realidade, contribuindo para que o movimento sindical melhorasse a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Agradeço à toda Equipe e Direção Sindical a dedicação e a qualidade do trabalho realizado.

Encerro também a minha colaboração semanal como Diretor Técnico do DIEESE no Repórter Sindical, essa publicação da Agência Sindical, desse excelente instrumento de comunicação do movimento sindical brasileiro. Saúdo toda a equipe da Agência, em especial João Franzin, esse jornalista fascinante e bravo lutador. Muito obrigado pela oportunidade dada ao Dieese. Seguiremos juntos, na lida, na luta e na vida!

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email