Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 2/2/2021 - terça-feira


Polo de nacionalidade

A maior vitória sindical durante o século XXI (e me refiro a uma vitória no palco mundial) foi a conquista, a garantia e a legalização da política de valorização do salário mínimo no Brasil, agora abandonada pelo governo.

As Centrais Sindicais durante uma década travaram uma luta constante, unitária e opiniática com a realização das marchas à Brasília e a inestimável ajuda do Dieese exigindo a valorização, garantindo sua continuidade (nos governos FHC e Lula) e conquistando a lei que institucionalizou (com a presidente Dilma) a conquista.

Ao agirem assim as centrais sindicais demonstraram sua relevância na sociedade brasileira reivindicando uma política (e negociando sua validação) que ia muito além – em termos sociais – de suas bases organizadas e se concretizava em ganhos para milhões de trabalhadores (formais e informais), para os aposentados, para as prefeituras e, no fim das contas, para toda economia brasileira.

Na trágica situação da pandemia as centrais sindicais vêm desempenhando o mesmo e relevante papel – basta lembrar o 1º de Maio virtual.

Ao cumprirem agora a pauta dos cinco pontos centrais (vacina, ajuda emergencial aos trabalhadores e pequenas empresas, emprego, valorização sindical e solidariedade social) e trabalharem essa pauta com sindicatos, federações e confederações, o Fórum das Centrais se afirmou como a mais persistente, a mais abrangente e a mais popular das instituições nacionais, indo muito além de sua representação organizada e dando à sociedade uma lição de unidade e de preocupação efetiva com as dificuldades do povo.

Nas graves crises de uma nação algumas instituições encarnam a vontade nacional capaz de fazer frente a elas e vencê-las. O movimento sindical brasileiro – representante institucional da classe trabalhadora – tem se demonstrado distante da demofobia, da desorientação ideológica e da demagogia dos rentistas, dos empresários e do próprio governo e atuado como um verdadeiro polo de nacionalidade.


João Guilherme Vargas Netto é consultor sindical
e membro do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email