• 25/6/2025 - quarta-feira
Sindicalistas entregam documento
ao prefeito Lucas Sanches
Durante os oito anos de seus dois mandatos, o então prefeito Guti (PSD) nunca atendeu os Sindicatos. Mesmo um documento assinado por oito Centrais Sindicais foi totalmente ignorado por ele.
Esperamos que esse tempo tenha ficado para trás e o Poder Público dialogue com as entidades representativas da população, incluindo-se aí os Sindicatos de trabalhadores.
A boa notícia é que na tarde do dia 24 (terça), 12 Sindicatos de Guarulhos reuniram-se com o prefeito Lucas Sanches (PL), acompanhado do secretário de Governo, Carlos Santiago. A convite dos dirigentes sindicais o encontro contou com a participação do vereador Guto Tavares (PDT).
Documento - Nosso presidente, Josinaldo José de Barros (Cabeça), na qualidade de porta-voz do grupo, leu e entregou o documento com reivindicações e propostas para fortalecer o parque industrial local, resgatando a tradição fabril de Guarulhos. O documento se baseou em estudo elaborado pela subseção do Dieese no Sindicato, a cargo do economista e professor Rodolfo Viana.

Cabeça - Nosso presidente destaca o impacto da indústria para todas as categorias profissionais. Ele afirma: “Guarulhos tem sua essência e DNA na indústria. Mas, nos últimos 15 anos, perdemos quase 18 mil postos de trabalho no setor, por falta de atenção administrativa ao segmento que mais paga, emprega e melhor distribui renda na base social. É fundamental voltar a discutir o Parque Tecnológico, com a Prefeitura e os empresários da cidade. O Parque pode agregar tecnologia, qualificação profissional e atrair novas empresas”.
Para Josinaldo Cabeça, a abertura o diálogo já é um avanço. Ele comenta: “Há oito anos não temos abertura pra dialogar com o governo municipal. Na terça, tivemos uma primeira oportunidade e isso é um avanço pro sindicalismo guarulhense. Nós, sindicalistas, estaremos sempre dispostos ao diálogo sobre os interesses da classe trabalhadora”.
Presenças - Participaram nossos diretores Ricardo Oliveira, Pedro Pereira (Zóião), José Pereira, Elenildo Queiroz e Roseli Lima. Sindicatos: Metalúrgicos, Gráficos, Vestuário, Papel e Papelão, Asseio e Conservação, Transporte, Têxtil, Servidores Públicos, Beneficentes, Químicos, Edifícios e Alimentação.
Temas - O documento protocolado na Prefeitura também cobra medidas que melhorem o transporte público e melhorem a zeladoria da cidade. Cabeça observa: “Uma cidade do porte de Guarulhos não pode conviver com buraqueira nas ruas e atoleiro. Isso é ruim para as empresas e também prejudica os trabalhadores”.
Cabeça conclui: “Demos um primeiro passo. Lucas Sanches é prefeito de todos - do pobre, do rico e do remediado. Se não é, terá que ser, cuidando principalmente dos setores mais carentes da sociedade”.