Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

História do Sindicato

Uma entidade presente nas lutas sindicais e cidadãs!

 

Aos 59 anos de vida, nosso Sindicato se consolida como uma das principais entidades de classe do País. Somos uma entidade classista, de base, fortemente vinculada à categoria, mas também ligada às lutas democráticas e cidadãs.

 O Sindicato foi fundado dia 30 de abril de 1963. O primeiro presidente foi José Mathias. Logo, em 1964, veio o golpe militar, que instaurou a ditadura. As lideranças democráticas eram combatidas, cassadas, torturadas e até mortas. Não demorou muito para que o mandato de Mathias fosse cassado.

Joaquim dos Santos Andrade, o Joaquinzão, foi indicado interventor pelos militares. Ele conduziu a entidade até 1965, ano em que o Sindicato voltou ao comando dos trabalhadores, com a eleição da chapa encabeçada pelo presidente Antônio Inácio dos Santos. Ele ficou no cargo por um mandato.


Novo pleito, em 1967, elegeu o presidente Vicente Gonçalves Filho, o Vicentinho. Reeleito em 1969, Vicentinho aumentou o tempo de mandato, de dois para três anos. Em 1972, assume Arnaldo Rodrigues Paixão, permanecendo no cargo também por dois mandatos. Em 1978, em novas eleições, os trabalhadores escolhem para a presidência Edmilson Felipe Nery (Nery também atuou como presidente da Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos Aposentados de Guarulhos, a Atmag). Nery foi o primeiro presidente a ficar no comando por três mandatos seguidos.

Em 1987, Francisco Cardoso Filho, o Chicão, vence as eleições do Sindicato e é reeleito em 1990, 1993 e 1997. Chicão liderou o Sindicato por quatro mandatos consecutivos, até se licenciar, em 2000, para assumir o cargo de vereador por Guarulhos.


Pereira - Começa aí a despontar outro grande líder metalúrgico: José Pereira dos Santos, o Pereira. Então vice-presidente da última gestão de Chicão (1997-2001), Pereira se destaca ao elaborar projetos políticos e sociais. Nas eleições de 2001 do Sindicato, Pereira foi o candidato natural da chapa 1, “União e Ação”, e foi eleito com o maior número de votos da história do Sindicato, totalizando 97% dos votos válidos. Deixou a presidência em 2021, após cinco mandatos a frente do Sindicato.

Na gestão “União e Ação”, sob o comando de Pereira, a categoria teve seu patrimônio ampliado e somou vitórias históricas. No Clube, Pereira construiu o novo Parque Aquático, pista de skate, nova lanchonete na prainha e o ginásio poliesportivo no Clube, que tem capacidade para 9 mil pessoas.

Benefícios - Em 2003, nova, ampla e moderna sede foi inaugurada. Na Colônia de Férias, em Caraguá, duas piscinas foram construídas. Novos convênios garantem ensino de qualidade para sócios e dependentes com descontos especiais. Dentista de graça foi implantado em 2006.

Nas campanhas salariais, mais conquistas. Aumento real nos últimos anos e novas cláusulas nas Convenções Coletivas, que ampliam os direitos dos trabalhadores, fortaleceram os metalúrgicos.

Cabeça - Josinaldo José de Barros (Cabeça) é pernambucano de Vertentes. Chegou a Guarulhos em 1983, aos 14 anos. Trabalhou em padaria e foi jornaleiro. Entrou na categoria em 1987. Trabalhou até 1993 na Thanco, fábrica de ônibus. No mesmo ano começou na Borlem e lá ficou até 2017, quando a empresa fechou. 

Líder, guerreiro e trabalhador, passou a compor a direção sindical em 2001. Assumiu a vice-presidência em 2009. Não há um único canto da base em Arujá, Guarulhos, Mairiporã (Terra Preta) e Santa Isabel onde Cabeça não tenha estado. Sempre em mobilizações, negociações, assembleias ou greves por PLR, aumento, cesta básica e melhorias das condições de trabalho.

No dia 24 de julho de 2021, assumiu a presidência do Sindicato. Seu programa de trabalho se apoia no tripé Emprego, Renda e Direitos. A meta da sua gestão é seguir na defesa dos empregos e dos trabalhadores. Conquistar PLR pra 100% da categoria e melhorar a assistência do Sindicato aos associados, a todos os setores.

Da ditadura militar à democracia

O Sindicato foi fundado um ano antes de um dos mais conturbados momentos políticos da história do Brasil: o golpe militar, em 1964, que instaurou a ditadura e sufocou a democracia. O Sindicato lutou contra a ditadura, teve participação ativa pelas eleições diretas no País, exigiu direitos trabalhistas na Constituição de 1988 e participou ativamente de grandes mobilizações ao longo da história.

Força Sindical - Em 1991, o Sindicato, junto a outras entidades, participou da fundação da Força Sindical, por entender que a conquista se dá com a união de forças. Atualmente, com 16 anos de existência, é um ícone político que se propõe a representar, além da categoria dos metalúrgicos, a sociedade como um todo, pois é constante a luta por políticas de geração de emprego e que promovam distribuição de renda, inclusão e justiça social.

Desde seu surgimento, o Sindicato lutou e continuará lutando pela democracia plena e liberdade de expressão.

Da casinha simples a um amplo patrimônio

No começo, uma pequena e simples casa na rua Harry Simonsen, no Centro de Guarulhos (onde fica a atual escola). Hoje, quase 45 anos depois, o Sindicato conta com um dos mais completos patrimônios do sindicalismo brasileiro. Inaugurada em 30 de abril de 2002, a sede nova (rua Harry Simonsen, 202, Centro, Guarulhos), com sete pavimentos, é ampla e moderna, e oferece conforto e agilidade nos serviços à categoria.


Duas subsedes (Arujá e Mairiporã) levam assistência ao trabalhador. No Clube de Campo (Parque Primavera), a categoria conta com o maior parque aquático da região.
Nossa Colônia de Férias, em Caraguatatuba, Litoral Norte de São Paulo, a duas quadras da praia, garante conforto, segurança e lazer de qualidade.

A escola profissionalizante Data-Brasil funciona ao lado da sede, em prédio do Sindicato. Graças à parceria, associados e dependentes ganham descontos a partir de 40% nos cursos. Nosso Sindicato é considerado um dos maiores da categoria na América Latina. O patrimônio cresce, o Sindicato se fortalece.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email