• 3/7/2025 - quinta-feira
Aposentados lesados começarão
a receber do INSS dia 26
O governo federal começará dia 24/7 a devolver os valores descontados indevidamente dos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. A informação é da Folha de S. Paulo e foi apresentada nesta quarta (2) pelo ministro da Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal. A proposta prevê o ressarcimento integral dos valores e a edição de uma Medida Provisória pra viabilizar os pagamentos.
Segundo Messias, o plano foi construído em conjunto por representantes da AGU, do INSS, do Ministério da Previdência, da Defensoria Pública da União, do Ministério Público da União e da OAB. A fim de garantir os recursos necessários, o governo também solicitou ao STF autorização para abertura de crédito extraordinário.

Foto: Agência Brasil/Divulgação
Origem - Essas fraudes começaram em 2020, no governo anterior. Este ano, ao constatar a roubalheira, o Presidente Lula determinou à Polícia Federal a rigorosa apuração, que já resultou em apreensão de carros luxuosos e quantias em dinheiro que estavam em posse dos bandidos.
Quadrilhas - A fraude era operada por Associações fajutas e outras entidades que diziam representar os aposentados e pensionistas. Todas elas tinham como homem de ligação o tal “careca do INSS”, que já foi preso pela PF.
Deputados - Vários parlamentares de direita já foram citados como partícipes do esquema criminoso. Esperamos que eles também sejam punidos e presos.
Cabeça - Nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) afirma: “O crime organizado é sofisticado e exige muita competência dos homens da Polícia Federal pra desatar os nós da malandragem. Mas tenho confiança que todos os envolvidos serão punidos”. E conclui: “Pra mim, crime contra idosos ou crianças tinha que ser crime hediondo”.
SAIBA MAIS - Instituto Nacional do Seguro Social - www.gov.br/inss