• 30/7/2025 - quarta-feira
Cabeça comenta ato contra
tarifaço e posse da Diretoria
tarifaço e posse da Diretoria
A última sexta, 25 de julho, foi um dia especial. Na data, dois fatos marcaram a história da nossa categoria e dos brasileiros em geral. Primeiro, o grande protesto cívico pró-soberania nacional, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na Capital. Segundo, a posse da Diretoria Metalúrgicos em Ação, com grande presença dos sócios, de autoridades e de importantes lideranças sindicais.
Os dois fatos foram avaliados no artigo semanal do nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), publicado no Guarulhos Hoje, quarta, 30, sob o título “Um Dia, Dois Fatos”.
Diz Cabeça: “Pela manhã, a sociedade civil em peso participou do Ato em Defesa da Soberania Nacional, em resposta ao tarifaço de Trump e também pra rechaçar a intenção do presidente norte-americano de pressionar o Judiciário brasileiro”. Os dois plenários da Faculdade de Direito ficaram lotados. “Sob forte emoção, foi lida a Carta em Defesa da Soberania, que pode, e deve, ser subscrita por qualquer brasileiro”, lembra Cabeça.
Quanto à posse da Diretoria Metalúrgicos em Ação, na noite da mesma sexta, ele comenta: “A cerimônia teve grande presença dos associados e famílias. Foi uma noite de boa música, de encontros e de reencontros de companheiros”.
Prestigiaram a posse, entre outros, os sindicalistas Miguel Torres, presidente da Força Sindical; e Elizeu Silva Santos, presidente da Federação dos Metalúrgicos no Estado. O prefeito guarulhense, Lucas Sanches (PL), e alguns vereadores, dentre eles Guto Tavares (PDT), também marcaram presença. “Isso representa diálogo e democracia”, pondera Cabeça.
O artigo ainda aborda a produção do livreto “Prestação de Contas” do nosso Sindicato e finaliza: “A luta sindical é coletiva e terá mais êxitos na medida em que a categoria se engajar e participar. Já as boas lutas cívicas são as que se apoiam em demandas reais da população”.
Leia o artigo na íntegra.