Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 10/9/2025 - quarta-feira

Em artigo, Cabeça alerta sobre ‘políticos
perigosos’ e os danos que provocam

As mudanças em nossa história, em nossa sociedade e no nosso dia a dia são inevitáveis. “Tudo muda, sempre”, diz nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), em seu artigo semanal publicado no jornal Guarulhos Hoje, nesta quarta, 10. Ele continua: “Nada detém a marcha do tempo. Portanto, nós devemos entender o processo de mudanças e buscar influir nos seus rumos”.

O sindicalismo também mudou e melhorou. Explica: “Houve tempos em que ser sindicalista dava cadeia, perseguições, tortura, exílio ou mesmo assassinato pelo Estado. Na ditadura, pra se fazer uma simples reunião no Sindicato, era preciso buscar alvará com o delegado. Ou seja, reunir trabalhadores era visto como caso de polícia”.

Mesmo com as mudanças do tempo, ainda sofremos com as ações dos maus políticos. Quem não lembra da reforma trabalhista de Michel Temer, uma grande porrada no sindicalismo e nos direitos trabalhistas? E a reforma da Previdência, do famigerado governo Bolsonaro? E a lei das terceirizações?

Nada de nostalgia, mas antigamente os Sindicatos viviam lotados de trabalhadores. “Nossas assembleias enchiam a Rua dos Metalúrgicos na antiga sede”, lembra Cabeça. Estamos em Campanha Salarial e, logo mais, dia 26, teremos assembleia de aprovação da pauta. 

“Eu sonho com uma assembleia porreta, de casa lotada e trabalhadores dispostos a lutar, principalmente nas empresas dos grupos patronais que se recusam a negociar a pauta da categoria”, afirma. 

E sonhar - explica - não é proibido. Sonhar com pleno emprego, salários valorizados e mais oportunidades para todos. Sonhar com mais democracia, mais justiça social, mais educação e mais saúde para o nosso povo.

Perguntado se a condenação de Bolsonaro também é um sonho, Cabeça não pensa duas vezes ao responder: “Não, eu não sonho. Eu tenho certeza que ele será julgado e preso, porque é inimigo da democracia e não gosta de gente. Basta ver que seu negacionismo provocou a morte de mais de milhares brasileiros pela Covid-19. Bolsonaro é insensível e desumano”. 

Maus políticos provocam danos coletivos. Maus elementos prejudicam a vizinhança, o bairro ou mesmo uma cidade inteira. Soltos são um perigo coletivo!

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email