• 2/10/2025 - quinta-feira
Em nossa base, somos 48 mil
metalúrgicos em Campanha Salarial
Ação sindical. Este é o título do artigo semanal do nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) publicado no jornal Guarulhos Hoje, quarta, 1º de outubro.
No texto, o dirigente fala sobre a Campanha Salarial 2025 que mobiliza 700 mil metalúrgicos no Estado, sendo 48 mil companheiros e companheiros em nossa base. A coordenação é da nossa Federação estadual.
Cabeça explica: “Nossa data-base é 1º de novembro. As principais reivindicações, aprovadas em assembleia, dia 26, são aumento real de salário e recomposição nos valores dos Pisos Salariais”.
A pauta aprovada também reforça a reivindicação por isenção de Imposto de Renda nos salários até R$ 5 mil, que é um Projeto do presidente Lula. Esse compromisso ele assumiu com o sindicalismo ainda quando candidato à Presidência, no pleito de 2022.
Este Projeto, sendo aprovado, aumentará, de 21,6% pra 75,6%, o percentual de trabalhadores beneficiados em nossa base. Observa Cabeça: “O PL, se aprovado, colocará mais dinheiro no bolso do trabalhador, representando aumento real no poder de compra das famílias”.
Agora, a pauta geral será encaminhada aos patrões para início das negociações coletivas.
Assembleia sindical é momento de debate e apresentação de propostas. “Em nossa assembleia, sexta, agregamos à nossa pauta a proposta de um companheiro, visando beneficiar mãe que tenha filho com necessidades especiais. A reivindicação é criar cota pra essas mães e reduzir quatro horas da jornada semanal’, lembra.
Para Cabeça, “é importante que os Sindicatos divulguem suas atividades e mais pessoas tomem conhecimento da atuação sindical”. E finaliza: “Os Sindicatos representam categorias, mas são também organizações do interesse de toda a coletividade”.