Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 12/12/2025 - sexta-feira

Dieese encerrou hoje Seminário
alusivo aos seus 70 anos

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) completará 70 anos no dia 22. A comemoração, quinta e sexta, teve como lema “Disputar a riqueza e reduzir desigualdades”. Nosso Sindicato participou dos dois dias de atividades, incluindo um Seminário Internacional.

A relação Sindicato dos Metalúrgicos-Dieese é antiga. Três de nossos dirigentes já foram presidentes da entidade. A saber: José Dilton Braga da Silva (Vanuza), José Pereira dos Santos e Josinaldo José de Barros (Cabeça). Em nossa sede, há 25 anos, funciona uma subseção do Dieese, a cargo do economista e professor Rodolfo Viana.

A subseção tem uma função bastante ativa, no dia a dia sindical. O economista do Dieese nos assessora nas negociações coletivas e também nos acordos por empresa. Nas reuniões de diretoria, o economista Rodolfo informa sobre emprego/desemprego, faturamento de empresas, medidas econômicas do governo e outros temas de interesse da classe trabalhadora.

O presidente Cabeça destaca o papel do Dieese. “As pesquisas e estudos técnicos e os dados estatísticos orientam a ação do movimento sindical e também municiam outras entidades. A seriedade técnica do Dieese é inquestionável”, afirma nosso presidente.


Homenagem - A jornalista Suzana Barelli emocionou o auditório no final da manhã da sexta (12), ao falar de seu pai, um histórico diretor-técnico. Walter Barelli dirigiu o Dieese de 1978 a 1990, e foi em sua gestão que a entidade cresceu em prestígio ao assessorar campanhas salariais e greves de grandes categorias, como metalúrgicos e bancários. Ganharam notoriedade, e credibilidade, também as pesquisas de emprego e desemprego e o Índice do Custo de Vida (ICV-Dieese), que quase sempre desmentiam os índices oficiais.

Criado em 1955, por iniciativa de 18 Sindicatos, o Dieese hoje tem atuação em quase todo o País, por meio de 40 subseções. Além da assessoria prestada a entidades sindicais de trabalhadores, mantém a Faculdade de Ciências do Trabalho, criada em 2012, em sua sede, na rua Aurora, Centro de São Paulo.

MAIS - www.dieese.org.br
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email