• 22/1/2026 - quinta-feira
Estatuto garante direitos
e proteção ao idoso
Dia 24 de janeiro é Dia Nacional do Aposentado no Brasil. Nossa legislação também dispõe do Estatuto do Idoso, que vale a pena conhecer. É idosa toda pessoa acima de 60 anos.
Estatuto - O Idoso possui Estatuto próprio, regulado pela Lei Federal 10.741, de 1º de outubro de 2003. Seu autor é o senador Paulo Paim (PT-RS). Paim é metalúrgico de profissão, tendo se destacado como dirigente na cidade de Canoas, na Grande Porto Alegre.
Seu Artigo 1º define que o Estatuto se destina a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Vamos, aqui, citar os cinco direitos principais. São eles:
1. Atendimento Prioritário e Sem Fila - Em órgãos públicos, bancos e estabelecimentos, com 10% dos assentos reservados em transportes públicos (ônibus, metrô), e prioridade na restituição do Imposto de Renda.
2. Transporte e Estacionamento - Gratuidade ou 50% de desconto em passagens de ônibus interestaduais e isenção em transportes municipais, além de vagas reservadas em estacionamentos (5% do total).
3. Saúde e Medicamentos - Acesso prioritário no SUS, com atendimento gratuito e fornecimento de medicamentos de uso contínuo por programas sociais.
4. Cultura e Lazer (Meia-Entrada) - Direito à meia-entrada em cinemas, teatros, shows e eventos esportivos.
5. Proteção contra Violência e Abuso - Proteção contra qualquer forma de negligência, discriminação, exploração e violência física, psicológica ou patrimonial, com dever da família, comunidade e Estado de garantir sua dignidade.

Outros direitos importantes
Processos Judiciais - Preferência na tramitação de processos em qualquer instância.
Moradia Digna - Direito a moradia adequada e a não ser expulso sem o devido processo legal.
Autonomia Financeira - Garantia de liberdade sobre seus rendimentos e investimentos, exceto em casos de interdição judicial.
Prioridade Absoluta - Direito à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, respeito e convivência familiar e comunitária.
Direitos Financeiros e Fiscais - Impostos: Isenção de IPTU (em certas condições) e prioridade na restituição do Imposto de Renda.
Empréstimos - Regulação para evitar juros abusivos em consignados, com limites estabelecidos por órgãos como Banco Central e INSS.
Proteção e Denúncia
Violência - Agressão física, psicológica, sexual, financeira ou negligência são crimes, com denúncias podendo ser feitas ao Ministério Público ou Defensoria Pública.
Onde Buscar Ajuda - Ministério Público, Defensoria Pública, CRAS, CREAS, ou canais de denúncia como o Disque 100 para denunciar violações.
MAIS - Disque 100, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
