Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 22/1/2026 - quinta-feira

Sindicato já digitalizou boa parte
do acervo que registra nossa história

O Departamento de Fotos e Vídeos do Sindicato prossegue na digitalização de todo arquivo audiovisual acerca dos quase 63 anos de história e conquistas da entidade. No total, são 2.154 fitas, das quais 1.561 em VHS e 593 no formato miniDV. 

O trabalho de digitalização do material, sobretudo a partir de 1981, está sendo realizado por Paulo Rogério Hefko. Ele explica: “Já chegamos ao ano de 2006 e conseguimos extrair das fitas VHS um total de 70.736 arquivos em vídeo. Ou seja, mais de 70 mil eventos históricos".

O profissional explica que, depois de digitalizar as VHS, se iniciará a digitalização dos conteúdos das miniDV. “O trabalho é demorado e árduo, mas é prazeroso e histórico”, diz Hefko. Processo começou em 10 de julho de 2023, sob coordenação do fotógrafo Claudio Omena, responsável pelo Departamento de Fotos e Vídeos. Demanda atende a orientação do presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça).

Término - Previsão é que digitalização de todo o material de arquivo, incluindo documentos e fotos, leve de cinco até seis anos. 

Lutas - Omena, que também já foi metalúrgico, explica: “Temos registradas nas fitas as principais lutas do Sindicato e da categoria, assim como greves, assembleias, campanhas, protestos, passeatas, atos, lazer e outros”. 

Documentos - Começam a ser catalogados, junto com as fotos, para fins de digitalização. “Iniciamos o levantamento desse acervo. Feito isso, é pegar no pesado e tocar o trabalho, com profissionalismo e dedicação”, observa Omena.

Acervo - Nosso secretário-geral, José Carlos Santos Oliveira (Chorão), explica que todo acervo, após digitalizado, será aberto à categoria, historiadores e a estudiosos em geral. Ele adianta: “Vamos disponibilizar o acervo a todos os que queiram estudar o sindicalismo de Guarulhos, em especial da categoria metalúrgica”.

MAIS - Acesse www.metalurgico.org.br. Outra boa fonte de consulta das lutas trabalhadoras é o Centro de Memória Sindical - www.memoriasindical.com.br (acesso gratuito).

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email