• 24/1/2026 - sábado
Respeito, valorização e defesa de
direitos marcam o Dia do Aposentado
O Dia Nacional do Aposentado, celebrado neste sábado, 24 de janeiro, é uma data de reconhecimento aos metalúrgicos e metalúrgicas que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento da indústria e para as conquistas históricas da classe trabalhadora.
A trajetória desses trabalhadores está diretamente ligada às lutas que garantiram direitos e melhores condições de trabalho pra toda a categoria.
O advogado do Sindicato, Marcílio Penachioni, explica: "Aposentadoria é um direito social assegurado pela Constituição, resultado de anos de trabalho e contribuição. No entanto, os aposentados seguem enfrentando perdas no poder de compra, dificuldades no acesso à saúde e os efeitos de mudanças na legislação previdenciária que reduziram a proteção social".
Nosso Sindicato reafirma seu compromisso permanente com a defesa dos direitos dos aposentados e com a luta por uma Previdência Pública, solidária e universal, que garanta dignidade a quem dedicou a vida ao trabalho. A entidade também segue mobilizada pela valorização dos benefícios previdenciários e pela recomposição do poder de compra.
Cabeça - Nosso presidente, Josinaldo José de Barros (Cabeça), reconhece o papel fundamental dos aposentados metalúrgicos na construção da nossa categoria. Ele afirma: "A defesa dos direitos dos aposentados é parte central da nossa atuação sindical. Nossa luta por respeito, valorização e justiça social é permanente”.
Neste 24 de janeiro, o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel presta sua homenagem a todos os aposentados metalúrgicos e reforça seu compromisso com a unidade da categoria e a defesa incondicional dos direitos da classe trabalhadora.

