Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 2/2/2026 - segunda-feira

Vereador Guto Tavares avalia
seu mandato no PodMetal

Na quinta-feira, dia 29, o vereador Guto Tavares (PDT) prestou contas de seu primeiro ano de mandato na Câmara Municipal de Guarulhos. A prestação de contas ocorreu durante a apresentação do sexto episódio do PodMetal, o podcast dos Metalúrgicos, a partir das 19 horas.

O vereador relacionou as ações de seu mandato, explicou sua independência em relação ao Executivo e ressaltou que a linha de atuação de seu mandato é a boa relação com as demais forças políticas, tanto dentro da Câmara quanto no governo municipal.

Nosso presidente, Josinaldo José de Barros (Cabeça), sintetiza: “Guto Tavares tem sido um vereador trabalhador, fiel às suas origens e ao seu eleitorado”.


PRINCIPAIS TRECHOS:

Saúde - Um dos pontos críticos da cidade de Guarulhos é a saúde. Guto Tavares preocupa-se com o crescimento das OSs (Organizações Sociais), que praticamente comandam a saúde municipal, muitas vezes mais voltadas ao lucro do que à saúde do cidadão. “Temos que fiscalizar os contratos, apontar eventuais irregularidades e, se necessário, punir com rigor os autores de ilícitos e desvios”.

Durante sua fala, o vereador fez questão de agradecer ao sindicalismo guarulhense, destacando o empenho dos diretores de nosso Sindicato, bem como de muitos funcionários da entidade.

Indústria - Pleito de todos, mas principalmente de nosso presidente Cabeça, o município precisa retomar sua vocação industrial. Guto colocará essa questão no centro de seu mandato. E completa: “Precisamos também investir na formação profissional e na qualificação da mão de obra”.

Mulheres - Guarulhos, metrópole que é, precisa dispor de uma política continuada para as mulheres. Segundo Guto Tavares, “está dentro das atribuições de um vereador a responsabilidade de melhorar a condição da mulher, enfrentar a violência e proporcionar empoderamento”. E continua: “Cabe garantir equipamentos públicos para apoiá-las, como creches e escolas de tempo integral”.

Jovens - A condição do jovem periférico é tema constante de suas preocupações. “O jovem das periferias urbanas não tem perspectivas. Não vejo, por exemplo, em Guarulhos, políticas específicas e efetivas”. Mas isso pode ser mudado, por exemplo, com ações voltadas ao primeiro emprego.

A política, segundo Guto Tavares, “está desafiada a criar políticas de inserção na sociedade, despertar na juventude a vontade de participar, evoluir e romper com o círculo de pobreza e exclusão”.

Social - Guto conhece essa realidade. “Moro no Jardim Paraíso. Temos equipamentos públicos, mas são insuficientes. Atuo em uma associação que desenvolve vários projetos, distribui leite e oferece aulas de capoeira”. Guto prossegue: “Sonho em criar cursos de qualificação profissional. A pessoa com formação se torna mais independente. Temos que dialogar com vários setores, e eu tenho tratado muito disso com o presidente Cabeça”.

Idosos - Essa faixa etária precisa ser beneficiada por políticas públicas. O jornalista afirma: “Há uma enorme parcela da população idosa em Guarulhos. A cidade precisa olhar para essas pessoas, criando espaços onde possam conviver e romper com a solidão”.

MAIS - Acesse nosso canal no YouTube: www.youtube.com/@metalguarulhos. Clique e assista ao PODMETAL EP. #06 - JOSINALDO CABEÇA E GUTO TAVARES na íntegra!

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email