• 6/2/2026 - sexta-feira
Solidariedade aos metalúrgicos
agredidos pela PM no Paraná
agredidos pela PM no Paraná
Não existe democracia sem sindicalismo forte, organizado e livre para reivindicar. Sendo assim, é inaceitável a violência da Polícia Militar do Paraná contra o companheiro metalúrgico Nelson Silva de Souza, o Nelsão da Força, brutalmente agredido e levado detido em meio à greve na Brose do Brasil, em São José dos Pinhais (PR).
Na democracia, o exercício de direitos constitucionais - organização sindical, manifestação e greve - deve ser respeitado por patrões, governantes e forças policiais. A agressão a um dirigente no exercício de seu mandato, além do ataque individual, afronta a liberdade coletiva de organização dos trabalhadores.
Repudiamos toda forma de repressão, criminalização ou cerceamento ao movimento sindical. A ação violenta do Estado contra trabalhadores organizados revela grave desrespeito aos direitos humanos e às garantias fundamentais previstas na Constituição.
Manifestamos nossa integral solidariedade a Nelsão, a seus familiares e aos companheiros da Brose do Brasil. Reafirmamos nosso apoio à luta legítima por condições dignas de trabalho e por negociação justa.
Exigimos a apuração rigorosa dos fatos, a punição dos agentes envolvidos na agressão e o pleno respeito ao direito de greve e de manifestação.
Ratinho - Lamentamos que um pretenso candidato à Presidência da República, como o governador paranaense, Ratinho Júnior, não consiga segurar a mão pesada de sua Polícia.
Josinaldo José de Barros (Cabeça)
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

