• 11/2/2026 - quarta-feira
Aumento real no salário é tema do
artigo semanal do presidente Cabeça
O artigo semanal do nosso presidente, Josinaldo José de Barros (Cabeça), publicado no jornal Guarulhos Hoje, nesta quarta (11), aborda o aumento real no salário do trabalhador e da trabalhadora em nosso País.
Nos dias 4 e 5, as Centrais e os Sindicatos, inclusive os Metalúrgicos, foram às portas de fábricas, estações de metrô e terminais de trem e ônibus distribuir folhetos mostrando os ganhos obtidos com a redução do Imposto de Renda.
Cabeça explica: “As visitas a esses locais tiveram duplo objetivo: 1) Demonstrar os ganhos conquistados pelos trabalhadores graças à isenção do Imposto de Renda; 2) Reafirmar que o movimento sindical foi decisivo para essa conquista”.
Ele lembra que, em janeiro, 15,6 milhões de brasileiros ficaram isentos do Imposto de Renda sobre salários. Isso porque a Lei 15.270 foi sancionada pelo presidente Lula, assegurando imposto zero para quem ganha até R$ 5 mil. “Quem ganha mais - até o limite de R$ 7.350,00 - também terá desconto menor”, observa.
O texto recorda a luta pela isenção do IR, iniciada em abril de 2022 até a sanção da lei, e mostra que a economia anual com o IR zero vai aquecer o mercado interno.
“No holerite recebido no começo deste mês, muitos trabalhadores puderam constatar o fim do Imposto de Renda. Ou seja, testemunharam um aumento real no poder de compra”, destaca o artigo.
Para Cabeça, “o Brasil vai bem. A economia é estável. O País abriu novas frentes de exportação. A economia com o Imposto de Renda zero ajudará muito o nosso povo e o nosso País”.
A lei do governo também aumenta a tributação sobre os chamados supersalários. A intenção era aplicar um imposto maior sobre essa elite. “Mas o Congresso Nacional é muito ligado às classes altas e impediu uma taxação mais justa”, enfatiza.
E finaliza: “O sindicalismo é a única organização que ajuda a distribuir renda no sistema capitalista”.
MAIS - Clique aqui e leia o artigo na íntegra. Boa leitura!
