Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 11/2/2026 - quarta-feira

Plenária sindical
e popular apoia Lula

Nesta quarta, dia 11, o movimento sindical, organizações sociais, coletivos e partidos progressistas realizaram, em São Paulo, na sede do Sindicato dos Químicos, plenária pra debater as eleições de outubro pra presidente e vice-presidente; governador e vice-governador; Senado e Câmara Federal.

O objetivo central da plenária foi preparar a articulação de forças sindicais, políticas e populares pela reeleição do presidente Lula. Segundo Edinho Silva, presidente nacional do PT, “estas eleições serão as mais importantes na vida de todos nós”.


Estiveram presentes muitos Sindicatos e todas as Centrais Sindicais. Entidades como Diap e Dieese apresentaram estudos e gráficos referentes à distribuição das entidades sindicais no Estado de São Paulo, bem como ao mapeamento dos resultados eleitorais nos pleitos recentes no Estado, a partir de 2018.

Participaram as seguintes centrais: CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, Nova Central e Intersindical. Também estiveram presentes os partidos PT, PDT, PCdoB e Psol, além de diversas entidades dos movimentos sociais. De modo geral, os sindicalistas chamaram atenção para a necessidade de eleger, no Congresso Nacional, uma representação parlamentar mais alinhada às pautas progressistas.


As maiores cidades do Estado de São Paulo somam 674 sindicatos e mais de 13 mil dirigentes - os metalúrgicos contam com mais entidades, embora não formem a categoria majoritária. Uma das propostas é, desde já, engajar na mobilização pró-Lula o maior número possível de categorias e dirigentes.

Edinho Silva listou conquistas do governo Lula, ressaltando que é preciso massificar, junto à base social, os ganhos obtidos durante o terceiro mandato, especialmente a isenção do Imposto de Renda pra salários de até R$ 5 mil.
Slogan - O evento foi encerrado com o auditório entoando o tradicional slogan das campanhas presidenciais de Lula.


Metalúrgicos - Pelo nosso Sindicato, a delegação contou com o presidente Cabeça e os diretores Lucas, Jaciel e Robson. A Federação foi representada pelo atual presidente, Elizeu, e pelo secretário-geral, Cláudio Magrão.

A Força Sindical também se manifestou durante o evento. O presidente Miguel Torres alertou que o Congresso é agressivo contra avanços trabalhistas e tende a derrubar direitos históricos dos trabalhadores - “o que exige de nossa parte pressão constante e vigilância permanente”.

Mais - Sites da Força Sindical e das demais Centrais.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email