Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Campeonato de futsal começa
domingo com quatro jogos

O 12º Campeonato de Futsal dos Metalúrgicos começa no próximo domingo (15), com a realização da primeira rodada da primeira fase. Serão disputados quatro jogos no ginásio poliesportivo do Clube de Campo (Parque Primavera), a partir das 9 horas, com entrada grátis para os torcedores.

O diretor José Barros da Silva Neto, do Departamento de Esportes do Sindicato, destaca que participarão 21 equipes, envolvendo mais de 400 trabalhadores sindicalizados, entre atletas e integrantes das comissões técnicas.

A tabela e o regulamento do Campeonato foram divulgados nesta terça (10). Confira:

TABELA

1ª fase – Classificatória

15 de maio (domingo) - 1ª rodada
1º jogo (9 horas) - Chave "B": Tecfil/Filial x Chassix (SMB)
2º jogo (10 horas) - Chave "C": Naritech x Reydel (ex-Visteon)
3º jogo (11 horas) - Chave "D": Tecfil/Matriz x CIP
4º jogo (12 horas) - Chave "D": Continental x Raft
 
21 de maio (sábado) - 2ª rodada
1º jogo (9 horas) - Chave "A": Marília x Permetal
2º jogo (10 horas) - Chave "A": Projinox x Yamaha           
 
22 de maio (domingo) - 2ª rodada
1º jogo (9 horas) - Chave "E": Tecfil-Filial x Dyna  
2º jogo (10 horas) - Chave "D": Raft x Tecfil/Matriz         
3º jogo (11 horas) - Chave "B": Brunilo x Rod-car (RCG) 
4º jogo (12 horas) - Chave "C": Soluções Usiminas x U-shin (ex-Valeo)
 
28 de maio (sábado) - 3ª rodada
1º jogo (9 horas) - Chave "A": Permetal x Yamaha
2º jogo (10 horas) - Chave "A": NTN x Projinox
 
29 de maio (domingo) - 3ª rodada
1º jogo (9 horas) - Chave "D": Continental x Tecfil/Matriz
2º jogo (10 horas) - Chave "B": Tecfil/Filial x Sil
3º jogo (11 horas) - Chave "C": Reydel (Visteon) x Soluções Usiminas
4º jogo (12 horas) - Chave "E": Tecfil-CD x Metalúrgica Brunilo
 
4 de junho (sábado) - 4ª rodada
1º jogo (9 horas) - Chave "A": Yamaha x NTN
2º jogo (10 horas) - Chave "A": Marília x Projinox
 
5 de junho (domingo) - 4ª rodada
1º jogo (9 horas) - Chave "C": Naritech x U-Shin (Valeo)
 2º jogo (10 horas) - Chave "D": CIP x Continental
3º jogo (11 horas) - Chave "E": Rodcar (RCG) x Steel-Rol
4º jogo (12 horas) - Chave "B": Chassix (SMB) x Dyna
 
11 de junho (sábado) - 5ª rodada
1º jogo (9 horas) - Chave "A": Projinox x Permetal
2º jogo (10 horas) - Chave "A": NTN x Marília
 
12 de junho (domingo) - 5ª rodada
1º jogo (9 horas) - Chave "D": Raft x CIP
2º jogo (10 horas) - Chave "B": Sil x Chassix (SMB)
3º jogo (11 horas) - Chave "E": Tecfil/CD x Steel-Rol
4º jogo (12 horas) - Chave "C": Reydel (Visteon) x U-Shin (Valeo)                                                                   
18 de junho (sábado) - 6ª rodada
1º jogo (9 horas) - Chave "A": NTN x Permetal
2º jogo (10 horas) - Chave "A": Marília x Yamaha
 
19 de junho (domingo) - 6ª rodada
1º jogo (9 horas) - Chave "B": Sil x Dyna
2º jogo (10 horas) - Chave "C": Naritech x Soluções Usiminas
3º jogo (11 horas) - Chave "E": Met. Brunilo x Steel-Rol
4º jogo (12 horas) - Chave "E": Rodcar (RCG) x Tecfil/CD
 
Termino da 1ª fase – Classificam-se os dois melhores colocados de suas chaves, mais os dois melhores terceiros colocados na classificação geral, observando os critérios de desempate.
 
2ª fase - Mata-mata (perdeu está fora)

 26 de junho (domingo)
Jogo 1 (8h30) - 1º colocado Chave "A" x 2º colocado Chave "B"
Jogo 2 (9h30) - 1º colocado Chave "B" x 2º colocado Chave "A"
Jogo 3 (10h30) - 1º colocado Chave "C" x 2º colocado Chave "D"
Jogo 4 (11h30) - 1º colocado Chave "D" x 2º colocado Chave "C"
Jogo 5 (12h30) - 1º colocado Chave "E" x 2º melhor colocado índice técnico
Jogo 6 (13h30) - 1º melhor colocado índice técnico x 2º colocado Chave "E"
 
Término da 2ª fase – classificam-se os vencedores de cada jogo, seis no total.
 
3ª fase - chaves "G" e "H"
Chave "G": vencedores jogos 1, 3 e 5; Chave "H": vencedores jogos 2, 4 e 6
 
3 de julho (domingo)
Jogo 7 (9 horas) - Vencedor jogo 1 x Vencedor jogo 3
Jogo 8 (10 horas) - Vencedor jogo 2 x Vencedor jogo 4       
 
10 de julho (domingo)
Jogo 9 (9 horas) - Vencedor jogo 2 x Vencedor jogo 6
Jogo 10 (10 horas) - Vencedor jogo 1 x Vencedor jogo 5
 
17 de julho (domingo)
Jogo 11 (9 horas) - Vencedor jogo 3 x Vencedor jogo 5
Jogo 12 (10 horas) - Vencedor jogo 4 x Vencedor jogo 6
 
Término da 3ª fase – classificam-se os dois melhores colocados das duas chaves.
 
4ª fase – semifinal


24 de julho (domingo)
Jogo 13 (9 horas) - 1º colocado  Chave "F" x 2º colocado Chave "G"
Jogo 14 (10 horas) - 1º colocado Chave "G" x 2º colocado Chave "F"
 
Término da 4ª fase – classificam-se para a final os vencedores de cada jogo.        
 
5ª fase – final

31 de julho (domingo)
Jogo 15 (9 horas) - Perdedor jogo 13 x perdedor jogo 14
Jogo 16 (10 horas) - Vencedor jogo 13x vencedor jogo 14

REGULAMENTO
Eis alguns itens importantes do Regulamento do Campeonato:
- Em todas as partidas serão obedecidas as normas e regras oficiais da FPFS, CBFS e da Fifa;
- Poderão participar do campeonato somente funcionários das empresas devidamente registrados, conforme relação do departamento de recursos humanos e sócios do Sindicato;
- Cada equipe deverá indicar um representante, o qual será responsável por informações, onde responderá nas reuniões e de qualquer decisão junto à comissão organizadora;
- Cada equipe poderá inscrever no mínimo 9 jogadores e no máximo 18 jogadores, onde as equipes terão até a terceira partida para incluir novos atletas e assim estarão automaticamente encerradas as inscrições para esta competição;
- Poderão participar atletas com idade mínima de 18 anos completos até a data de início da competição. Caso seja menor, deverá apresentar uma autorização dos pais ou responsável legal, autorizando o menor a jogar;
- Em hipótese nenhuma o atleta poderá se inscrever por mais de uma equipe, pois, constatado isso, o mesmo será eliminado da competição, podendo ainda sofrer sanções para as próximas competições desta comissão organizadora.
- Na necessidade de alguma alteração na relação de atletas, o mesmo deverá ser formalizado mediante requerimento datilografado ou digitado, e assinado pelo seu representante legal, caso ainda não tenham sido feitas todas as inscrições na relação entregue à comissão organizadora;
- O sócio (atleta) inscrito terá que apresentar, além da carteira de identificação de sócio titular do Sindicato, outro documento oficial com foto: RG, Carteira Profissional ou Carteira de Habilitação para o representante da partida no dia do jogo. É obrigatório a carteira de sócio e um documento oficial;
- No dia da partida, sem a carteira de sócio do Sindicato e um documento oficial com foto, o sócio inscrito, não poderá jogar. O sócio terá que apresentar os dois documentos: a carteira de sócio e um documento oficial;
- Os capitães das equipes, terão que conferir e assinar a súmula do jogo ao final da partida e retirar a sua cópia;
- Os atletas, antes do início de cada partida, deverão tirar correntes, brincos e pulseiras, para que possamos pensar na integridade física dos atletas na competição;
- Atletas com tênis com solado preto serão informados pelo árbitro da partida ao representante de sua equipe que o mesmo não irá disputar a partida, sendo promovida a troca do tênis;
- Todas as partidas terão duração de dois tempos de 20 minutos e um intervalo de cinco minuto, não importando qual fase seja realizada, com o tempo corrido;
- Para início da primeira partida da rodada haverá uma tolerância de 15 minutos para seu início. Após esse período o árbitro informará ao representante da comissão organizadora que será caracterizado o WO à equipe faltante. A mesma estará eliminada do campeonato em andamento e do próximo campeonato;
- O WO será computado para a equipe vencedora e o placar será de 5 x 0, e não será utilizado para contagem na artilharia, somente para saldo de gols;
- Não havendo o comparecimento das duas equipes para realizar a partida, será aguardado o tempo permitido no artigo 14º, e caracterizado o WO duplo;
- Cada equipe deverá comparecer a quadra de jogo com pelo menos quatro atletas, sendo três jogadores de linha e um goleiro, onde o representante poderá completar no andamento da partida os atletas que faltam (súmula aberta);
Para equipes que estiverem com apenas quatro atletas e um de seus atletas for expulso, a partida estará encerrada em seu tempo regulamentar, onde o árbitro da partida elaborará seu relatório e entregará à comissão organizadora para que a mesma efetue seu julgamento;
- Cada equipe poderá efetuar quantas substituições forem necessárias por partida;
- Atleta que for expulso de quadra, não poderá ficar no banco de reservas, devendo dirigir-se imediatamente ao seu vestiário;
- Os critérios de desempate para conhecer as equipes classificadas pelas campanhas realizadas dentro da primeira fase são: 1º) maior número de vitórias; 2º) confronto direto (entre duas equipes); 3º) maior número de gols marcados; 4º) menor número de gols sofridos; 5º) maior saldo de gols; 6º) menor número de cartões vermelhos; 7º) menor número de cartões amarelos; 8º) novo jogo;
- Para contagem de pontos em todo o campeonato será obedecido o seguinte critério: vitória, 3 pontos; empate, 1 ponto; e derrota, zero ponto;
- Após a 1ª fase, todas as outras fases, até a final, caso haja empate no tempo normal de jogo, haverá cobrança de 5 (cinco) penalidades máximas para cada equipe. Caso não tenha um vencedor, serão cobradas penalidades alternadas, tantas quanto forem necessárias, para sair um vencedor;
- O atleta que for advertido com 2 (dois) cartões amarelos estará automaticamente suspenso da próxima partida de sua equipe;
- Após o término da 1ª fase, todos os atletas ficarão zerados do cartão disciplinar;
- O atleta que receber cartão vermelho estará automaticamente suspenso da próxima partida de sua equipe, podendo ainda ir a julgamento pelo tribunal de justiça desportiva, conforme relatório do árbitro da partida. Caso venha a participar, a equipe perderá os pontos do jogo e podendo ser eliminada.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email