Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 2/12/2020 - quarta-feira 

O saldo negativo das eleições


Saúdo o prefeito Guti pela reeleição, com 57,81% dos votos. E parabenizo Elói Pietá, pela marca de 42,17% no segundo turno.

Lamento, no entanto, as abstenções, que chegaram a 23,81%. Também chamam atenção os 10,59% de votos nulos e os brancos, que chegaram a 4,38%. Portanto, abstenções, nulos e brancos somam 38,78% dos votos. É um saldo muito negativo.

Os partidos, os candidatos e o próprio TRE têm a responsabilidade de analisar esses 38,78%, que revelam mal-estar, insatisfação ou mesmo repúdio à política.

Se o voto é um direito, e de fato é, como não exercer esse direito? Se o voto coletivo tem um poder político transformador, e tem, por que tantas pessoas abrem mão desse poder?

Fui formado no antigo Partidão e lá aprendi a importância da política, a força do voto consciente e o valor da participação popular e cidadã. Na época de MDB versus Arena, vibrávamos a cada voto dado aos candidatos da frente de oposição ao regime.

Desde o primeiro turno, eu e o Sindicato que presido utilizamos as redes sociais pra estimular o comparecimento às urnas. Mas nosso alcance é modesto. Faltou uma campanha mais incisiva do sindicalismo nacional; faltou o engajamento dos artistas, intelectuais e demais formadores de opinião.

Esse índice de abstenções, nulos e brancos enfraquece a representatividade dos eleitos e passa a perigosa ideia de que votar é secundário. Temos, portanto, diante de nós, o dever de realizar uma forte campanha cívica de valorização do voto e mostrar exemplos das vezes em que votar ajudou o País a mudar e a ficar melhor. E exemplos não faltam.

Urgências - Os eleitos, certamente, já estão cuidando de pôr em prática suas propostas e de atender as duras demandas da vida real. Desejo que tenham disposição e coragem pra atacar os problemas, especialmente combater a Covid-19 e empregar pessoas, ainda que em frentes de trabalho.

Mídia - Parabenizo os profissionais de imprensa de Guarulhos pela cobertura dos dois turnos. Muito boa a ideia de formar um “pool” de veículos pra acompanhar as apurações, bem como fazer os comentários e análises em tempo real. Ganhou a imprensa e ganhou principalmente a população com esse trabalho profissional e correto.

José Pereira dos Santos - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

e secretário nacional de Formação da Força Sindical
E-mail: pereira@metalurgico.org.br
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email