Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 08/9/2021 - quarta-feira 

A NOSSA INDEPENDÊNCIA

Todo jogador de futebol, quando troca seu time local por uma rica e poderosa equipe estrangeira, justifica: É a oportunidade que eu tenho de construir minha independência financeira.

Quando o trabalhador encontra um emprego melhor, se forma num curso de qualificação ou mesmo ingressa no ensino superior, ele também está tentando melhorar de vida. Igual ao jogador de futebol, o trabalhador também quer sua autonomia financeira.

No plano pessoal, todos nós buscamos nossa independência financeira. Assim é com as pessoas e também deveria ser com as Nações. 

Aliás, o Artigo 1º da Constituição tem esse espírito. Entre seus cinco Incisos, dois são diretos a respeito da questão, ao dizer que a Nação brasileira tem como fundamentos: A soberania (Inciso I); Os valores do trabalho e da livre iniciativa (Inciso IV).

Mas como um País valoriza o trabalho e se torna soberano junto às outras Nações? Primeiro, com força econômica, uma economia diversificada e um mercado interno forte. Segundo, com emprego para todos e emprego de qualidade. 

A mesma Constituição, logo no Artigo 3º define os “objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil”. Entre os quais estão: “Construir uma sociedade justa e solidária; Garantir o desenvolvimento nacional; Erradicar a pobreza, a marginalização e as desigualdades; Promover o bem de todos, sem preconceitos de raça, sexo, cor e idade”.

Estamos na Semana da Independência. O 7 de Setembro, portanto, é a nossa data máxima e deve ser vista como uma oportunidade de união nacional, respeito à democracia e construção da soberania nacional. Sem democracia, a classe trabalhadora não avança. Os que instigam o ódio e as divisões não servem à Independência, pois um povo dividido torna fraca a mais forte das Nações.

Campanha - Dia 3, a categoria aprovou nossa pauta de reivindicações. A pauta apresenta as reivindicações econômicas, mas também reafirma a importância da Convenção Coletiva e das cláusulas sociais.

O Sindicato organiza a Campanha, mobiliza a base a participa das negociações coletivas. Mas o Sindicato não faz sozinho a Campanha Salarial. Pra isso, precisamos da união da categoria e da participação de cada um.

Você quer ser autônomo, livre e independente? Lute por isso. E lute junto com seus colegas de trabalho e o nosso Sindicato.

Josinaldo José de Barros (Cabeça), presidente - Diretoria Metalúrgicos em Ação. 
E-mail: josinaldo@metalurgico.org.br 
Facebook: www.facebook.com/josinaldo.cabeca.1

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email