Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 10/12/2021 - quarta-feira
 

A CIDADE QUE MERECEMOS


Guarulhos tem tudo pra ser uma das cidades brasileiras com mais qualidade de vida. Condições pra isso não faltam. Veja:

. Somos uma potência econômica e industrial.

. Sediamos o maior aeroporto da América Latina, que é também um enorme centro comercial e de negócios.

. Temos grande área territorial livre, que pode ser utilizada pra novas empresas. Podemos reaproveitar terrenos de antigas fábricas.

. O município é cortado pelas principais rodovias do Sudeste brasileiro.

. Temos ainda grande área fora da cidade, que pode dinamizar a pequena agricultura e mesmo o turismo rural.

. Estamos colados a uma das maiores metrópoles do planeta, ou seja, a um gigantesco mercado consumidor.

. Temos um povo trabalhador, temos mão-de-obra experiente, que pode ser reciclada e qualificada ainda mais, elevando a produtividade e os ganhos, para todos.

. O município é grande coletor de impostos locais e ainda recebe enorme repasse de receitas do Estado e da União. Dinheiro não falta, portanto. 

A má notícia é que ainda estamos muito longe da cidade possível, necessária e merecida, com qualidade de vida para todos.

A boa notícia é que essa cidade pode ser construída, pelo esforço coletivo de nosso povo, planejamento nos setores público e privado e trabalho sério das autoridades - do vereador ao prefeito e deste ao deputado federal.

Aqui cheguei em 1983. Vim pra trabalhar e trabalho até hoje, e muito. Mas essa não é a condição de milhares de guarulhenses, que amargam o desemprego, a falta de serviços de qualidade pelo poder público e sofrem com a exclusão social.

Não quero aqui só criticar. Venho propor:

1) Que os detentores de mandato trabalhem, com amor à camisa, pelo bem do nosso povo. Que se orientem pelo espírito público e não pelo calendário eleitoral.

2) Que a cidade construa seu distrito industrial, planejado, como, por exemplo, em Arujá. Que reurbanize locais de grande concentração industrial, dando infraestrutura a empresas, empregados e parceiros. 

3) Que o poder público e as lideranças empresariais se articulem com universidades e centros de pesquisa, para criação de polos tecnológicos, de empreendimentos com energia limpa e preservação do meio ambiente.

4) Que, emergencialmente, se forneça o passe para o desempregado, utilizando-se recursos fiscais do próprio município. A cidade arrecada muito imposto federal, que pode subsidiar transporte gratuito a quem busca emprego.   

Ao ensejo do 461º aniversário da cidade, convido a todos à construção da cidade que merecemos, podemos e devemos levantar para as atuais e futuras gerações. Temos história, temos experiência, temos recursos, temos gente. O que falta, então?

Josinaldo José de Barros (Cabeça), presidente - Diretoria Metalúrgicos em Ação. 
E-mail: josinaldo@metalurgico.org.br 
Facebook: www.facebook.com/josinaldo.cabeca.1

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email