Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 23/3/2022 - quarta-feira

Nosso Sindicato envia propostas
à Conclat, em 7 de abril

Em conjunto com o Sindicato de Osasco, encaminhamos nossas contribuições à terceira Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, que acontecerá dia 7 de abril. A Conclat 2022 aprovará a Pauta da Classe Trabalhadora. Essa Pauta reunirá as propostas e reivindicações do sindicalismo e será apresentada aos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais.

?
Participação do Sindicato na Conclat de 2010

PROPOSTAS

A) Reorganização do Ministério do Trabalho, especialmente para: Mediar os conflitos capital-trabalho; Formação e qualificação profissional; Combate aos acidentes e doenças do trabalho; Políticas pró-Trabalho decente; Fortalecimento da fiscalização e prevenção de acidentes do trabalho.

B) Valorizar o Salário mínimo. Seguir a recomposição de seu valor (o que foi cortado por Temer e Bolsonaro), retomando-se as bases do acordo firmado no governo Lula com as Centrais Sindicais, ou seja, atualizar em janeiro de 2023 o Mínimo de acordo com o cálculo do PIB + inflação do ano anterior. Essa valorização se mostrou altamente benéfica ao País, fortalecendo o mercado interno e dando previsibilidade para os empresários, ou seja, todos ganhavam.

C) Participação nos Lucros e Resultados das empresas - PLR. Massificar entre as categorias a PLR, com suporte econômico do Dieese e que todo acordo seja negociado com o Sindicato.

D) Apoio/reforço ao Dieese, Diap, Diesat e Centro de Memória Sindical.

E) Que o Sistema “S” tenha gestão tripartite, visando gerar um programa nacional de inclusão digital e formação profissional de milhões de trabalhadores, através de cursos relacionados à Inteligência Artificial e à Indústria 4.0.

F)
Que o Novo Ensino Médio vise à formação humana e laboral, ofertando cursos que dialoguem com as realidades locais de cada região, pra que tenhamos nossos jovens com uma formação técnica básica.

G) Campanha urgente pelo vale-gás. Rever o PPI (Preço de Paridade Internacional) da Petrobrás, utilizar os dividendos da União pra subsidiar o gás de cozinha.

H) Investir em transporte coletivo de massa, com ônibus elétricos, metrôs e trens produzidos nacionalmente e ecologicamente sustentáveis. Diminuir o tempo de deslocamento do trabalhador, gerar empregos na indústria e alinhar isso às necessárias preocupações ambientais.

I) Justiça Tributária e Reforma Tributária progressista, diminuindo os impostos sobre os salários e bens de consumo e aumentando para renda, patrimônio e ganhos financeiros.

J) Jornada de 40 horas semanais até dezembro de 2026.

K) Auditoria da dívida pública. Em 2021, as despesas com juros e amortizações da dívida nacional chegaram a R$ 1,9 trilhões (50,7% de todo orçamento).

L) Ações em prol da reindustrialização nacional, em mesas tripartites, levando-se em conta o desenvolvimento regional.

M) Revogação da Reforma Trabalhista e criação de um Fórum tripartite pra um novo modelo de legislação trabalhista.

ADENDO - Tendo em vista a disparada dos preços, organizar movimentos contra a carestia e exigir medidas efetivas pelos governos.

Josinaldo José de Barros (Cabeça), Guarulhos
Gilberto Almazan (Ratinho), Osasco

 
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email