Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 7/12/2022 - quarta-feira

Economista vê chances de futuro
melhor pra Guarulhos, aos 462 anos


Guarulhos aniversaria em 8 de dezembro:  462 anos. Os moradores locais têm visões múltiplas sobre a cidade. Mas e uma pessoa de fora, que trabalhe aqui, porém resida em São Paulo? O que ela pensa? O que ela propõe?

Fomos falar com uma pessoa que tem esse perfil. Um Economista. Economista do Dieese. E, pra valorizar ainda mais a pauta, um Economista do Dieese que trabalhe em Sindicato. No caso, o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.

Rodolfo - Aos 36 anos, paulistano, Rodolfo Viana responde pela Subseção do Dieese no Sindicato desde 2010. Ele se formou na PUC-SP em 2009 e hoje também é professor universitário na Capital.

Principais trechos:

Potencialidades -
“Guarulhos tem enormes potencialidades pra se desenvolver em amplos setores, gerando mais empregos, com melhores salários, empregos de qualidade”.

Poder público - “Vejo poucas iniciativas do Executivo Municipal em planejar o futuro da cidade ou mesmo agir pontualmente. Há muitos caminhos para o desenvolvimento, levando-se em conta as particularidades locais”.

Desemprego - “Guarulhos se localiza a Leste na Grande São Paulo. Quando o Dieese e a Fundação Seade pesquisavam empregabilidade, eram sempre dois ou três pontos percentuais acima da média o desemprego nessa região” - (registro: João Doria cortou o convênio que possibilitava a pesquisa).

Qualificação - “Guarulhos tem estoque de mão de obra e muitos jovens em idade produtiva. É preciso qualificar esse pessoal, trazer mais escolas técnicas federais, cursos técnicos, firmar convênios com universidades. Empregos de qualidade, remuneração maior”.

Plano Diretor - “A ausência de um Plano atualizado e factível estimula a especulação de terrenos de empresas mais antigas. Elas preferem vender o imóvel, montando fábrica nova em outras localidades. Guarulhos tem recebido os Centros de Distribuição e eles são importantes. Mas não geram empregos com salários melhores”.

Verde - “O município tem espaço, tem tudo pra caminhar rumo a um futuro verde, por exemplo, com frota de ônibus elétricos ou VLTs. Escolas e repartições municipais poderiam instalar placa solar nos telhados. A Prefeitura deveria tentar trazer empresas desse setor, gerando desenvolvimento sustentável, menos poluição, menos doenças respiratórias, enfim, mais qualidade de vida”.

Governo - “O governo de Lula vai dialogar com a sociedade e nós devemos levar propostas. Digo isso ao próprio movimento sindical. Propostas de desenvolvimento sustentável, captando recursos junto a fundos internacionais, os chamados fundos verdes, ou mesmo no BNDEs”.

Corredores - “Modernas cidades do mundo têm implantado corredores verdes, ligados a lagos que embelezam e fazem contenção de enchentes, evitando alagamentos e prejuízos. Chama-se a isso de externalidades positivas, pois impactam na saúde, valorizam imóveis, reduzem custo de energia. Em resumo: melhoram a vida das pessoas. Guarulhos pode adotar esse caminho, tem escala pra isso.”

Sindicalista - Josinaldo José de Barros (Cabeça) migrou de Pernambuco pra Guarulhos, fez carreira no setor metalúrgico e hoje preside o Sindicato da categoria. Ele é otimista: “Guarulhos pode melhorar muito e espero que melhore. Mas, pra isso, a sociedade tem que se mobilizar e o poder público deve ouvir o povo e não ficar inventando despesas, como foi no caso da Taxa do Lixo”.

Segundo o dirigente, “seja o prefeito, seja a Câmara, seja a Igreja, seja o Ciesp, quem nos chamar pro debate terá a participação da categoria metalúrgica”. E conclui: “Amo Guarulhos e sei que a cidade pode evoluir e muito”..


Guarulhos completa 462 anos nesta quinta, 8  de dezembro

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email