Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
10/2/2023 - sexta-feira


Energia solar chega ao Clube de
Campo, informa presidente Cabeça

As placas geradoras de energia solar já chegam ao nosso Clube de Campo, no Parque Primavera, Guarulhos. As obras de instalação foram iniciadas nesta semana. Ao todo, no Clube, serão 614. Cada placa de energia fotovoltaica tem medidas semelhantes a uma porta de casa, ou seja, altura de 2,20 metros.

A informação, que havia sido dada pelo presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), foi reafirmada em Live do Sindicato, na tarde de ontem (9), pelo engenheiro Lucas Trettel. Ele é titular da SolBell, empresa que implanta o sistema de energia elétrica não-poluente na Colônia de Férias em Caraguatatuba, em nossa sede no Centro de Guarulhos e também no Clube de Campo.

“Ao todo, finalizado o trabalho, teremos instalado 856 placas”, adianta o profissional, que é engenheiro mecânico, com diversas especializações. A vida média da placa varia em torno de 25 anos. “São importadas da China e montadas no Brasil, que, infelizmente, não fabrica esse tipo de produto, embora, a meu ver, tenhamos condições pra isso”, comenta o engenheiro.

Por quê - Pergunta: por que o Sindicato optou por mudar a matriz energética? Várias razões: 1) Energia solar não polui, tampouco gera resíduos; 2) Na Colônia, as placas já produzem grande quantidade de energia, gerando crédito energético junto à empresa concessionária do Litoral; 3) Até o quinto ano, o investimento se paga e, durante cerca de duas décadas, o Sindicato zera ou reduz em 80% o custo com a tarifa elétrica.

A defesa do meio ambiente é prática constante em nosso Sindicato, haja vista ao Clube de Campo, onde preservamos quatro alqueires de mata. Mas a energia solar instalada hoje vai gerar benefícios ambientais de curto e longo prazo, evitando, por exemplo, gerar calor e resíduos de carbono que aumentam o efeito-estufa.

Visão - O engenheiro Lucas Trettel elogia a visão da diretoria do Sindicato. Ele diz: “A opção pela energia solar mostra que o Sindicato está sintonizado com a opção mundial pela melhoria ambiental, que, na prática, significa melhoria na qualidade de vida para as gerações atuais e futuras”.

Nosso presidente Cabeça também entende que o investimento, publico ou privado, em fontes de energia limpa obrigatoriamente vai aumentar. Ele também ressalta a oportunidade industrial. “O Brasil, com o tamanho que tem e 210 milhões de habitantes, pode desenvolver uma potente indústria no setor energético. Podemos ser um modelo para o mundo”, ele afirma.

MAIS -
Clique aqui e assista à live apresentada pelo jornalista João Franzin, assessor de imprensa do Sindicato.

Contatos - Site da empresa SolBell Solar.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email