Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 27/2/2023 - segunda- feira


Atuação do nosso Jurídico consegue
reintegrar centenas de demitidos

É ampla a atuação do Jurídico de nosso Sindicato. O rotineiro é a abertura de processos individuais ou coletivos, a análise dos acordos de PLR, a negociação de eventuais acordos por empresa e as orientações gerais, inclusive na questão das aposentadorias.

Mas o trabalho jurídico vai muito além. O dr. Marcílio Penachioni, responsável pelo setor, afirma: “Considero um dos nossos êxitos conseguir a reintegração ao emprego de centenas de trabalhadores”. A imensa maioria reintegrada graças às garantias que a Convenção Coletiva dá aos acidentados ou pessoas que contraem doenças no ambiente de trabalho.


Marcílio Penachioni, responsável pelo Departamento Jurídico 

“Foram centenas de reintegrações de empregados portadores de estabilidade por acidente ou doença profissional. Cito várias empresas onde revertemos as dispensas. Entre elas a Bardella, a antiga Ford Guarulhos, a Continental, a Microlite, além de outras”.

A Convenção estabelece: “Empregado acidentado no trabalho tem garantia de emprego até adquirir tempo necessário à sua aposentadoria, nas seguintes informações: a) redução da capacidade laborativa; b) Incapacidade pra exercer função então exercida; c) Ter capacidade par desenvolver outra função na empresa”.

Cipeiros - Nosso Jurídico também garantiu o emprego de dezenas de integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), demitidos arbitrariamente pelas empresas. O dr. Marcílio explica: “Obtivemos dezenas de liminares de reintegração de cipeiros que as empresas haviam demitido a fim de evitar que participas.

Pacotes - Outro problema cíclico enfrentado pelo Jurídico do Sindicato são as demissões em massa por empresas em crise ou devido ao fechamento de empresas e também pela mudança de município. Nesses casos, o Sindicato busca negociar “pacotes”, ou seja pagamentos acima do que prevê a lei, continuidade do acesso ao plano de saúde, além de outras garantias.

“Temos essa tradição. E assim foi feito nos casos da Borlem, Peal Legran, Olivetti, Weg, entre outras”, comenta o dr. Marcílio Penachioni. As negociações, muitas vezes, demoram semanas ou meses. Mas o Sindicato insiste e persiste até conquistar um ganho extra aos dispensados.

MAIS - Procure o Jurídico do Sindicato: o telefone é 2463.5300.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email