Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 10/3/2023 - sexta-feira


Educadora atua para que a população
adote a ideia do Lixo Zero

A Live Semanal do Sindicato desta quinta (9) recebeu a Educadora Ambiental Celi Pereira. Ela é ambientalista e tem a titulação de Embaixadora do Instituto Lixo Zero.

Professora formada na FIG, autora de livros temáticos e com diversas especializações em Educação Ambiental. Celi acredita que a produção de lixo pode ser reduzida drasticamente “e isso vale para residências, empresas e repartições públicas, como escolas, por exemplo”.

Ela explica a diferença entre resíduo e lixo. Diz Celi: “Resíduo é tudo aquilo que pode ser reutilizado, inclusive como fonte de renda para pessoas e cooperativas. Já lixo é que tem destino final os aterros sanitários”.

Após 12 anos de atuação na área, Celi, que é Servidora Municipal em Guarulhos, defende a separação dos restos gerados nas casas, empresas e outros locais. E orienta: “Melhor que garrafas, embalagens plásticas e outros descartes, que serão reutilizados, sejam lavados antes de postos nos tambores. Isso facilita muito a vida dos catadores”.

O plástico é o grande vilão. Cai nos bueiros, vai para os rios e daí até os mares. Tartarugas, peixes e outros seres aquáticos “confundem plástico com alimento, comem e podem morrer em consequência disso”.

Empresas
- A Educadora entende que as Cipas podem ajudar a difundir a consciência ecológico dentro das empresas e entre os companheiros de trabalho. Para Celi Pereira, “a empresa, se compreender o processo de preservação, pode até obter lucros com a comercialização de resíduos gerados pela processo produtivo.

Nas escolas, a Educadora estimula a criação de hortas. Ela orienta que as sobras da merenda escolar, por exemplo, elas virem compostagem, gerando adubo que vai pra horta da própria escola. “Isso ensina o ciclo da vida”, afirma.

O correto manejo das sobras, resíduos e do lixo gera economia em âmbito nacional. A professora lembra que a Ucrânia, atualmente em guerra com a Rússia, é o maior produtor mundial em adubos e fertilizantes. “Se gerarmos adubo aqui, a partir dos descartes, não precisaremos importar tanto e gastar o que se gasta”, ela comenta.

CONTATOS
- Celi prefere que os contatos acerca do programa Lixo Zero ou para aquisição de seus livros, para crianças, sejam feitos pelo Instagram. Anote: @celipereira3

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email