• 14/3/2023 - terça-feira
Ampliamos assistência jurídica
a aposentados e pensionistas
a aposentados e pensionistas
(COMUNICADO ÀS TRABALHADORAS E TRABALHADORES APOSENTADOS E PENSIONISTAS)
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou favorável a revisão do chamado “benefício da vida toda”. Essa decisão pode contemplar os aposentados, as aposentadas e os (as) pensionistas. Trata-se de fórmula que permite envolver um tempo maior para apuração da média salarial que estabelece o valor das aposentadorias.
A decisão do Supremo não significa que todos tenham direito. Inicialmente, é necessário que se faça um levantamento de cálculo para se certificar se vale a pena ou não ingressar com ação judicial.
É importante dizer que a medida judicial somente é possível para quem recebeu o primeiro benefício dentro de um período de dez anos. Logo, não é possível ajuizamento de ação para quem recebeu o primeiro benefício há mais de dez anos, pois aplica-se, em razão do tempo, a chamada decadência, regra jurídica que afasta o direito à revisão.
Os interessados devem procurar o Departamento Jurídico na sede da entidade, à rua Harry Simonsen, 202, 1º andar, Centro, Guarulhos, SP, das 10 às 15 horas.
A Diretoria
Gestão Metalúrgicos em Ação
Gestão Metalúrgicos em Ação