Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 23/3/2023 - quinta-feira


Diretoras participam de Encontro com metalúrgicas
em nossa Federação

Lideranças femininas de Sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP realizaram encontro terça (21). Nossas diretoras Roseli Lima, Raquel de Jesus e Márcia Aquino participaram.
A reunião, na sede da Federação, debateu a inserção da mulher no mercado de trabalho e avaliou as medidas anunciadas dia 8, pelo presidente Lula, que favorecem as mulheres.

Dieese - Técnica do Dieese, Camila Yuri Santana Ikuta, mostrou que as trabalhadoras ganham 21% a menos que os homens e são maioria entre os desempregados. “As mulheres representam 44% da força de trabalho e 55,5% dos desempregados brasileiros”, disse.
Camila também avaliou o pacote de medidas do governo, especialmente o projeto que visa garantir paridade salarial entre homens e mulheres na mesma função. “O grande desafio é fazer com que essa política seja implementada. Lei que garante igualdade já existe, mas não é posta em prática”, alertou.

Guarulhos - Roseli Lima, coordenadora do Departamento Feminino do Sindicato, afirma: “Só a união entre mulheres e homens é capaz de fazer avançar a luta por mais direitos e igualdade. Devemos marchar lado a lado”. Ela promoveu dinâmica de grupo, reforçando a interação no encontro.
Para a dirigente Mônica Veloso, a troca de experiências e informações fortalece a ação de base pra organizar a mulher nas fábricas e no Sindicato. “Compartilhar nosso trabalho e luta é um processo de empoderamento, que, acredito, o Metal Mulheres fortalece muito. O que construímos juntas nos permite abrir um espaço de fala fundamental à pauta de gênero no setor”, afirmou.

Presenças - Participaram do Encontro companheiras dos Sindicatos de SP, Cerquilho, Rio Preto, Guarulhos, Baixada Santista, Osasco, Jundiaí e Santo André.

Informações - No site da Federação do Estado.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email