Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 31/5/2023 - quarta-feira

Live desta quinta dialoga com
metalúrgico e ativista negro

As seguidas agressões racistas sofridas pelo jogador brasileiro Vinicius Jr. (Vini Jr.), durante o campeonato espanhol, acenderam o sinal vermelho da discriminação racial em praticamente todo o mundo ocidental. 

O caso Vini Jr.  reforça também o alerta para o problema no Brasil, onde racismo é crime, e sem fiança. 

Esses temas serão abordados em nossa live semanal, quinta, 1º, a partir das 14 horas. A live é transmitida pelo YouTube do Sindicato e outras redes sociais.

Nosso convidado é Everaldo dos Santos, metalúrgico, diretor do Sindicato da categoria em Osasco e ativista do PDT. Ele é estudioso da questão do negro no Brasil, um grave problema social que se arrasta há séculos. 

Everaldo dos Santos comenta: “O caso Vini reafirma o que já ocorre no Brasil, especialmente no Sul. Não se trata de questão exclusiva da Espanha. Aqui, sofremos com o racismo estrutural, escancarado em nossa sociedade”. E completa: “Esse crime está enraizado na cultura brasileira. Temos que lutar muito pra suprimir o racismo”.

Quem é - Everaldo dos Santos é diretor dos Metalúrgicos de Osasco, coordena Projetos da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e integra o Comitê Estadual de Combate ao Racismo. Já exerceu o cargo de presidente estadual da Secretaria do Movimento Negro do PDT.

A live é apresentada pelo jornalista João Franzin, assessor do Sindicato.

Cabeça - Nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) comenta: “O Sindicato tem 60 anos de história e lutas por justiça, democracia e inclusão social. O racismo é abominável”.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email