• 19/6/2023 - segunda-feira
Live destaca importância da Revista
sobre os 60 anos do Sindicato
sobre os 60 anos do Sindicato
A edição da Revista foi uma das marcas alusivas às seis décadas do Sindicato. Por isso, ela virou tema da live semanal em nosso Canal no YouTube.
O jornalista Guto Tavares apresentou a live, que recebeu João Franzin, jornalista e assessor de imprensa do Sindicato, a respeito da produção, edição, distribuição e repercussão da Revista - com 60 páginas, papel couchê, repleta de fotos, depoimentos, documentos e história vivida.
Principais trechos:
Ideia - “A produção da Revista foi uma ideia pensada e elaborada pela diretoria do Sindicato. O presidente Cabeça, o secretário-geral Chorão e outros diretores também ajudaram a definir a pauta, ou seja, os temas que seria mostrados nas páginas da publicação”.
Trabalho - “Toda a produção de uma revista, na verdade, é quase um trabalho braçal, que, no caso, durou uns 90 dias. Primeiro, aprovou-se a pauta. O restante foi pegar e fazer, até o momento da impressão pela Gráfica Elyon, que fez um excelente trabalho”.
Ciclo - “Para que cumpra cabalmente sua função, a Revista precisa ter um ciclo mais alongado, levando até agosto, pelo menos, a sua distribuição. Para trabalhadores da base, direções sindicais, autoridades, parceiros e também a profissionais de comunicação”.
Preferência - “Sócios mais antigos têm preferência na distribuição da Revista. Vários ministros de Estado, como Simone Tebet, Luiz Marinho e Paulo Pimenta, das Comunicações, já receberam a revista e fizeram fotos com ela”.
Categoria - “Importante que a categoria se visse, se enxergasse nas páginas da Revista. Daí a importância do trabalho do nosso companheiro Claudio Omena, cuja pesquisa reencontrou fotos históricas e mesmo emocionantes. A categoria, com toda certeza, está refletida na publicação. A família metalúrgica também recebeu um tratamento editorial especial, e merecido.”
Custo - “Uma revista bem feita é um produto editorial caro. Mas a diretoria do Sindicato teve a sagacidade de buscar custo zero, por meio de apoio dos nossos parceiros. O metalúrgico não gastou um único centavo com a Revista. Esse esforço quanto ao custo espelha o zelo da direção sindical com relação aos recursos da entidade”.
Valorização - “A Revista do nosso Sindicato valoriza o trabalhador, como também a própria comunicação. Ao fazer uma Revista desse porte, a entidade coloca o trabalhador em primeiro plano, mostrando que tudo o que foi construído ao longo de seis décadas pela união e esforço da classe trabalhadora”.
Equipe - “Quero agradecer o empenho de toda a equipe, relacionada no expediente, na página 4 da revista. Todos abraçaram a causa, se empenharam e não mediram esforços. A beleza, qualidade e seriedade da Revista dos 60 anos ensinam, mais uma vez, a força do trabalho coletivo”.
LEIA - Versão digital da Revista dos 60 anos: clique aqui.