Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Diretor da geração mais jovem
 se interessa por economia e política

O sindicalismo precisa de renovação nas suas direções. Mas renovar com qualidade, com dirigentes qualificados e, principalmente, dispostos a lutar por melhorias para a categoria e pela construção de um mundo mais justo e igualitário.

Assim pensa Daniel Rafael de Oliveira Costa Galdino, diretor do nosso Sindicato e funcionário da Modine, fabricante de radiadores, empresa onde está efetivado desde 2008. Ele conversou na quinta (22) com João Franzin, assessor de imprensa do Sindicato.

“Filho de peixe, peixinho é”, comentou um internauta durante a transmissão pelo canal YouTube do nosso Sindicato, elogiando a fala do convidado. Acontece que Daniel é filho de Eronides Rafael Galdino, metalúrgico da Tower, que por anos foi diretor de nossa entidade.

História - Na live, Daniel contou que começou por baixo na empresa, como ajudante geral e foi galgando postos: operador de máquina, preparador de linha e desde 2018 está na função de coordenador de produção. Ele formou-se em Administração de Empresas e atualmente faz curso no Dieese.

Daniel Rafael de Oliveira Costa Galdino elogia a escola do Dieese. Ele conta: “Ali não se aprende só matéria de economia ou história. O ensino do Dieese amplia nosso campo de visão sobre o trabalho humano, a ação sindical e o processo histórico no Brasil e no mundo”.

Sindicalismo - Para o dirigente, a atuação sindical requer vocação, visão e compromisso. Ele enfatiza: “A prioridade do mandato é buscar mais direitos, mais renda, mais PLR e mais benefícios para a categoria”.

Nesse sentido, o diretor, do time dos novatos da Metalúrgicos em Ação, elogia também a rede de lazer do nosso Sindicato: “O Clube de Campo, por exemplo, é espetacular. Frequentava com meus pais e agora frequento com minha esposa e filha.” Daniel Galdino também gosta da Colônia de Férias.

Direitos - Para nosso diretor, a categoria precisa conhecer mais a Convenção Coletiva de Trabalho, onde estão elencados direitos e garantias acima do que prevê a legislação. “Cada direito foi conquistado. E a Convenção tem força de lei. Precisa ser respeitada por todas as empresas da nossa base”, ele observa.

Política - Daniel é um cidadão politizado e ele estimula seus companheiros a também se interessar pela política e temas ligados ao governo. Sua avaliação do governo Lula é de que vai bem. “Lula pegou uma herança maldita, de um governante de extrema direita, que atacou os trabalhadores o tempo inteiro. Por isso, dentro do possível, eu considero que ele está indo bem e que fará um governo positivo aos brasileiros”.

ASSISTA - Clique aqui e acesse o Canal do Sindicato no YouTube. Assista, compartilhe!


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email