Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 14/7/2023 - sexta-feira

Daniel vê Sindicato como meio
de evolução pessoal e coletiva

Ele trabalha na Autokiniton. Esse é o nome da empresa que substituiu a Tower, que por muitos anos funcionou em Arujá, no setor de autopeças.

É Daniel Araújo Fernandes, Ferramenteiro de Linha, dirigente do Sindicato em primeiro mandato. Daniel falou na Live do Sindicato nesta quinta (13).

Ele considera que sua disciplina operária - com horários, tarefas, metas e hierarquia - ajuda no cumprimento do mandato sindical.

Funcionário de empresa com mais de 600 trabalhadores, nosso dirigente tem preocupação com o avanço tecnológico. Daniel comenta: “Há cada vez menos trabalhador por máquina ou setor nas fábricas”.

Aos 45 anos, casado, pai de três filhos, o garoto que entrou na Tower como ajudante geral fez um grande número de cursos técnicos, que lhe deram uma visão mais profunda do processo produtivo no local.

Mas de estudar ele não para, seja nos cursos oferecidos pelo próprio Sindicato, seja na Escola de Ciências do Trabalho, graduação no Dieese. Daniel diferencia as formas de conhecimento. Ele observa: “Nos cursos profissionalizantes, você aprofunda o conhecimento técnico. Nas aulas do Dieese, a gente amplia a visão de mundo e passa a entender de forma mais crítica o ambiente social, político e econômico”.

Daniel considera que o governo Lula está no rumo certo. Ele comenta que os preços dos alimentos têm caído. “Agora, com o mesmo dinheiro, a gente coloca mais itens do carrinho de supermercado”, afirma. Dentro da fábrica, segundo sua percepção, a simpatia dos trabalhadores por Bolsonaro está descendo a ladeira.

Na fábrica, onde ingressou em 2001, Daniel Araújo Fernandes trabalha com estruturas internas de veículos para diversas montadoras. Principalmente, coluna pra porta de carro e a chamada “alma”, que dá suporte ao parachoque.

Ainda em recuperação das sequelas de uma queda doméstica, Daniel aguarda realizar perícia no INSS. “Demora demais”, ele lamenta.  O ministro Carlos Lupi, titular da Previdência, prometeu encurtar essas filas. Mas o fato é que andam muito devagar.

Calmo e com um modo de falar pausado e sintético, Daniel ainda se sente um novato no Sindicato. Ele agradece o apoio do presidente Cabeça e demais membros da diretoria Metalúrgicos em Ação. Também se diz grato ao apoio dos funcionários da casa.

Pauta - Na Autokiniton, os trabalhadores pleiteiam a volta do grêmio, ou seja, a reabertura do espaço de lazer e convivência dos companheiros de trabalho. Perguntado se não estaria nisso a oportunidade de o Sindicato encaminhar uma pauta à empresa, ele entende que sim. E diz: “Essa reivindicação tem apoio geral dos trabalhadores”.

Sindicalização - O número de sócios do Sindicato na empresa tem aumentado. Mas Daniel vê dificuldades em engajar o jovem. “Converso com todo mundo e aos mais jovens explico o papel do Sindicato, mostrando que cada direito da categoria foi conquistado por meio de lutas ou negociações”.

MAIS - Veja abaixo a participação do diretor Daniel na live, no Canal do Sindicato no YouTube.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email