Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 07/02/2024 - quarta-feira


No Sindicato ele é o Reginaldo, mas DJ Reggi no mundo Hip Hop

Todos os dias, Reginaldo Aparecido Soares Machado, de 50 anos, atende metalúrgicos (ativos ou aposentados) no 1º andar da nossa sede. Ele trabalha no setor de convênios médicos, onde emite boletos, dá suporte pra marcação de consultas, entre outras atividades.

Antes de exercer essa atividade, trabalhou no nosso Clube de Campo, de 2002 até 2005, como auxiliar administrativo. O seu contato com os metalúrgicos é de antes. Acompanhava o irmão Marcos, metalúrgico, nos jogos de futebol de salão na quadra da antiga sede, na Rua dos Metalúrgicos, na Vila das Palmeiras.

Música - Mas, quando sai do Sindicato, ele é o famoso DJ Reggi, conhecido no mundo do Hip Hop em todo estado de São Paulo. Anima festas, como a dos 60 anos do Sindicato, em maio do ano passado. Atuou como arte-educador na Prefeitura de Guarulhos e dá aulas de mixagem pra futuros DJs.


Ele conta: “Sempre gostei da música preta. Ouvia muito Bezerra da Silva, Tim Maia e Zeca Pagodinho”. Em 1993, Reggi integrou a equipe de som Zimbabwe, que virou selo e lançou os Racionais MC’s. Aliás, abriu vários shows dos rappers. Ainda naquele ano, lançou o vinil “Algo a Dizer”, hoje uma relíquia entre os apaixonados pelo rap brasileiro.

Estilo - Reggi, morador da Vila Fátima, em Guarulhos, é um ativista cultural. A música o fez trilhar no caminho do bem. Tem o Hip Hop como um estilo de vida. Fez parte do Sindicato Negro, movimento que surgiu na capital, na década de 1990, contra o racismo e em defesa da música preta.

Relembra: “Nasci na periferia, Cachoeirinha, Zona Norte de SP. Sempre quis dançar, curtir. Ao meu redor, tinham muitas bebidas e drogas. Quando comecei a traduzir as letras dos rappers americanos, fiquei atento às mensagens: estudar pra ser alguém na vida, ir contra o sistema opressor, drogas e bebidas não são legais, leia livros sempre etc. Aquilo foi especial”.


Alunos - Vários dos seus alunos hoje estão nos festivais, atuando no cenário Hip Hop brasileiro. Continua formando futuros DJs. Seus equipamentos de som são utilizados por meninos e meninas no curso básico de mixagem que dura 2 meses. Quer mudar pra melhor a vida deles.

Projeto - Sempre é convidado pra mostrar seu talento, seja em Guarulhos ou São Paulo. Em agosto, fará apresentação junto com a Orquestra Jovem de Guarulhos. 

Programa - Todas às quartas, das 21 às 23 horas, participa do programa Bailim Black Music. É uma rádio web - www.nostalgicmusic.com.br. Fala do Rap, Black Music e Hip Hop.

Reggi promete continuar com sua arte no dia a dia. Pra ele, um instrumento de transformação que pode tornar o mundo sem preconceitos, de paz, de verdadeiros cidadãos e muito som.



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email